OPORTUNIDADE

Rio terá laboratório de roteiros para jovens da periferia

Inscrições para o laboratório “Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana" começam no dia 18 de fevereiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ao todo, seis projetos de curta-metragem de ficção receberão apoio da iniciativa - Foto: Bruno Itan

A cidade do Rio de Janeiro terá o seu primeiro laboratório de desenvolvimento de roteiros direcionado exclusivamente para jovens roteiristas da periferia. O laboratório “Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana” selecionará seis projetos de curta-metragem de ficção de roteiristas residentes nas zonas norte e oeste ou nas favelas da zona sul e região central da capital fluminense. 

As atividades do laboratório começam em maio. Segundo os organizadores, os jovens selecionados terão consultorias com os cineastas Sandra Kogut, Emílio Domingos e com a curadora Flavia Candida. 

“O nosso diferencial é o recorte territorial, é ser específico para um público que enfrenta muito mais dificuldades para se aperfeiçoar e se manter no audiovisual devido a uma exclusão histórica que não podemos mais aceitar”, explica Rogerio Cavalcante e Castro, coordenador do laboratório.

Após as consultorias, os jovens apresentarão seus projetos em um pitching para uma banca formada por outros profissionais do audiovisual. O projeto irá premiar os seis participantes selecionados. 

“No Roteiro do Arrabalde não haverá um vencedor, não queremos um clima de competição, todos ganham, pois são artistas que precisam ser incentivados a desenvolver suas histórias”, complementa Rogerio. 

As inscrições para o laboratório começam no dia 18 de fevereiro e serão gratuitas. O formulário estará disponível no perfil do Instagram da produtora Poética Marginal (@poetica.marginal). Dúvidas podem ser enviadas pela rede social da produtora ou pelo e-mail [email protected]

O “Roteiros do Arrabalde” é uma realização da produtora Poética Marginal e tem o apoio do Projeto Paradiso, ColabCine, Centro Cultura da Justiça Federal (CCJF), RioFilme e da Lei Paulo Gustavo.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister