Ainda não é a semana do carnaval, mas as ruas da maior cidade do país já serão tomadas por centenas de blocos que devem arrastar milhões de pessoas no último fim de semana pré-carnavalesco. Entre pequenos cortejos e os famosos "megablocos", opções não faltam.
Já nesta sexta-feira (2), é dia de folia, luta e resistência, com o bloco "O Pinto do Visconde", organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). A concentração começa às 17h, na Rua Caetano Pinto, 597, no Brás, região central da cidade. Este é o 15º ano de desfile do bloco, que reúne muitos moradores e comerciantes do centro e bairros próximos.
Ainda na sexta, na zona oeste, a Banda Butantã realiza sua tradicional folia. Formada originalmente por funcionários da Universidade de São Paulo (USP) e frequentadores dos bares na proximidade do campus, a banda hoje reúne muito mais gente em seu bloco. O desfile está marcado para 20h30, mas a concentração começa já no fim da tarde, na Avenida Valdemar Ferreira, número 53.
Sábado
O sábado pré-carnaval terá mais de 120 blocos, segundo a programação oficial da prefeitura. Os maiores vão sair na região central e na zona oeste, mas as festas estarão espalhadas por todas as regiões da cidade.
Logo de manhã, o bloco do coletivo SPandeiro ocupa as ruas do centro da cidade, com ritmos como afoxé, coco, maracatu e, claro, samba. O bloco concentra às 10h, na Praça Dom José Gaspar (atrás da Biblioteca Mário de Andrade) e inicia o cortejo às 11h por ruas da região central.
Outro destaque da programação do sábado é o bloco Estado de Folia, que contará com ninguém menos que Chico César, e sai das cercanias do Parque Ibirapuera, perto do obelisco. A concentração está marcada para 11h, e o início do desfile será às 12h.
Figura carimbada do pré-carnaval paulistano desde 2015, Alceu Valença volta à cidade com seu bloco Bicho Maluco Beleza, também no Ibirapuera. O desfile começa às 15h, logo após a apresentação de Chico César.
O Ritaleena, bloco que homenageia a rainha do rock, Rita Lee, também sai neste sábado. A concentração começa às 12h, na Avenida Paulo VI, junto à estação de metrô Sumaré, na zona oeste. O desfile está marcado para 13h.
Na zona leste, um dos destaques é o Bloco Pedra no Rim, que completa 12 anos de desfiles na região da Mooca. A festa começa com a concentração às 12h30, na Rua Itapira, 208. A caminhada pelas ruas da região tem início às 16h.
Um dos mais tradicionais da zona sul, com 21 anos de fundação, o Bloco Veteranos da Cidade Dutra concentra às 13h, na Praça Escolar, e sai em desfile a partir das 14h, arrastando pessoas de todas as faixas etárias pelas ruas do bairro.
Domingo
No domingo (4), serão mais de 90 blocos. Na região central, o destaque fica por conta do Acadêmicos do Baixo Augusta, que chega a 15 anos e carrega a fama de ser o maior bloco de São Paulo. Milhares de pessoas são esperadas para o desfile, que parte da esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, às 14h.
Outro bloco tradicional que vai às ruas de São Paulo neste domingo é o Confraria do Pasmado, com canções autorais e releituras de músicas de sucesso de diversos artistas. O bloco concentra às 11h, na Rua dos Pinheiros, altura do número 1.037.
O domingo pré-carnaval também será de muita festa junto ao obelisco do Ibirapuera. Às 11h começa a concentração do Bloco da Maria, com a cantora Maria Rita. Mais tarde, por volta das 15h, o Monobloco desfila no mesmo local.
A cantora Lexa, que fez sucesso com um bloco no Rio de Janeiro na última semana, sobe ao trio elétrico para repetir a dose em São Paulo neste domingo, na região da Barra Funda. A concentração acontece às 11h, na Avenida Marquês de São Vicente, 230.
Moradores e motoristas devem ficar atentos à comunicação oficial da prefeitura para desvios no trânsito e mudanças de itinerário no transporte público. A lista completa de blocos de São Paulo, para todo o período (incluindo o pré e pós carnaval), está disponível neste link.
Edição: Matheus Alves de Almeida