moradia

Lula entrega 832 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida na Baixada Fluminense, no RJ

Cerimônia reuniu autoridades para entrega de dois conjuntos residenciais em Magé nesta terça-feira (6)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Beneficiárias do programa receberam as chaves da casa própria no evento; governo quer contratar 2 milhões de novos empreendimentos habitacionais até 2026 - Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (6), o presidente Lula (PT) participou da cerimônia de entrega dos 832 apartamentos que compõem os conjuntos residenciais Lírio do Vale e Lótus, em Magé, na Baixada Fluminense. O evento marcou a conclusão do projeto que vai proporcionar moradia digna com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

A cerimônia contou com a participação do governador Claudio Castro (PL), do prefeito Renato Cozzolino (PDT), além de ministros de Estado e deputados. Em sua fala, Lula disse que "não tem explicação" a demora na entrega do conjunto habitacional que estava com as obras atrasadas desde 2017.

Leia mais: 40 anos de Sapucaí: saiba mais sobre o projeto idealizado por Brizola, Darcy Ribeiro e Niemeyer

"Tem uma parte da população que não tem carro, não tem casa e não tem sequer dinheiro para pagar aluguel. É dessa gente que o governo tem que cuidar. Uma pessoa que tem um bom emprego, que ganha um bom salário, não precisa do governo. Quem precisa é o povo humilde, que ao longo da história foi esquecido", disse o presidente.

O ministro das Cidades em exercício, Helder Melillo, faz um balanço de um ano da volta do programa Minha Casa, Minha Vida no país. Foram 20 mil casas entregues, e 22 mil obras retomadas. Segundo Melillo, o compromisso do governo é contratar 2 milhões de novos empreendimentos habitacionais até 2026.

Agenda no Rio

Após a cerimônia de entrega dos apartamentos, Lula conheceu um dos conjuntos habitacionais e plantou um pé de pau-brasil. Ainda na Baixada Fluminense, o presidente seguiu para Belford Roxo onde participou da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, em homenagem ao seu neto que morreu aos 7 anos vítima de meningite.

Na próxima quarta-feira (7), um ato simbólico vai marcar o início da construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão. O campus é um pedido antigo da comunidade e de organizações sociais, e um compromisso assumido durante a campanha do presidente Lula. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita