Epidemia

BH decreta emergência por causa da dengue; 94 já morreram no país

Outros 47 municípios mineiros também se encontram em estado de emergência

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus - Foto: Fiocruz

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência de saúde por causa da dengue no município. O decreto foi publicado neste sábado (17), no Diário Oficial da capital mineira. Vale por seis meses.

Ele autoriza a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados. Também autoriza a ampliação da carga horária dos contratos dos profissionais, por meio de atos simplificados.

:: Rio inicia estudo sobre vacina contra a dengue em adultos :

De acordo com os dados mais recentes, Belo Horizonte registrou 3.718 casos positivos de dengue e 259 de chikungunya.

Segundo a Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), há outros 47 municípios do estado em situação de emergência. Minas é o estado mais afetado pelo atual surto e também está em situação de emergência, assim como Acre, Distrito Federal e Goiás.

O Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde indica 555 mil casos prováveis de dengue no país neste ano. Segundo o painel, 94 pessoas morreram de dengue e outros 381 óbitos estão sendo investigados pelas autoridades sanitárias.

Edição: Raquel Setz