reconhecimento

Documentário produzido pelo Brasil de Fato é incluído no catálogo de filmes de saúde da Fiocruz

Curta aponta caminhos para enfrentar a má nutrição: produção de alimentos saudáveis, renda digna e consumo consciente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Página de catálogo da VídeoSaúde, que passa a distribuir o documentário sobre alimentação na primeira infância - Reprodução

O documentário Nutrição na Primeira Infância, lançado em dezembro de 2023, estreou na segunda-feira (19) na plataforma VideoSaúde, distribuidora audiovisual da Fiocruz. A produção expõe a chamada "dupla face da má nutrição" e suas consequências para o bom desenvolvimento infantil, em especial nos primeiros mil dias de vida, como aponta o pesquisador da Fiocruz, Paulo Basta, um dos entrevistados no filme.

De um lado, vemos a fome e a insegurança alimentar atingirem em diferentes graus mais da metade da população brasileira. De outro, temos o lobby da indústria de alimentos, que impulsiona a venda de produtos ultraprocessados a preços acessíveis, facilitando o acesso à alimentos de baixo valor nutritivo.

Através da história de uma família atendida pelo Centro de Referência em Educação Nutricional (CREN) em São Paulo e de entrevistas com especialistas, o filme aponta três caminhos possíveis para solucionar essa questão: produção de alimentos saudáveis, renda digna e consumo consciente.

A distribuidora VideoSaúde nasce em 1988, como um núcleo de vídeo da Fiocruz, com o entendimento da saúde como um conceito ampliado, resultado e expressão das condições de vida e de trabalho da população brasileira. O acervo hoje conta com mais de 9 mil títulos em saúde. O catálogo de filmes está disponível em sua plataforma e pelo canal do Youtube.

Os temas que compõem o Acervo da Distribuidora seguem o conceito da Organização Mundial de Saúde que afirma, "saúde não é apenas ausência de doença, mas também bem-estar físico, mental e social." Além disso, as produções são veiculadas também em TVs públicas, como o Canal Saúde, TV Ufes, TVE Bahia e Canal Futura.

O objetivo é compartilhar o conhecimento em saúde através da imagem em movimento, para fortalecer o SUS e contribuir com a saúde da população. Além da distribuição e divulgação de obras audiovisuais, a distribuidora também atua na área de Pesquisa e Ensino e no fomento a novas produções. 

A plataforma de filmes pode ser acessada através do site: https://videosaude.icict.fiocruz.br.

Edição: Matheus Alves de Almeida