Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

Soberania Alimentar

Sob pressão de novos protestos, União Europeia pode simplificar política agrícola do bloco

Para acalmar a fúria dos agricultores, os países do bloco convenceram a Comissão Europeia a simplificar regras do setor

26.fev.2024 às 18h00
São Paulo (SP)
Redação

Polícia belga entra em confronto contra agriculores em Bruxelas nesta segunda-feira (26) - JOHN THYS / AFP

Os ministros da Agricultura dos países da União Europeia (UE) avaliam, nesta segunda-feira (26) em Bruxelas, propostas para simplificar e flexibilizar a Política Agrícola Comum, adotada pelo bloco, sob a pressão de centenas de tratores que bloqueiam vários pontos da capital belga.

O sindicato agrícola belga Fugea estimou que havia "entre 500 e 800 tratores" nos protestos em Bruxelas nesta segunda, muitos deles em torno da sede do Conselho Europeu, local da reunião de ministros.

Os manifestantes bloquearam vias e atearam fogo em pneus e a polícia de choque disparou canhões d'água em direção aos manifestantes.

"Precisamos definir um rumo, lançar as bases para uma política agrícola comum que forneça garantias a longo prazo", disse o ministro da Agricultura francês, Marc Fesneau, ao chegar na reunião nesta segunda.  O ministro da Agricultura alemão, Cem Ozdemir, observou que "há uma grande indignação pelas promessas não cumpridas". Para David Clarinval, ministro da Agricultura belga, a eventual revisão da política atual seria "uma coisa boa" para poder "pagar melhor" os produtores. 

Na tentativa de acalmar a fúria dos produtores agrícolas, os países do bloco já convenceram a Comissão Europeia – braço Executivo do bloco – a simplificar as regras da política agrícola.  

A política interna da União Europeia estabeleceu padrões bastante rigorosos para a comercialização da produção agrícola, que envolve desde medidas sanitárias, controle de qualidade alfandegário, até medidas legislativas de proteção ao meio ambiente.

Na reunião desta segunda-feira, os ministros devem discutir algumas das propostas da Comissão, como a flexibilização das regras sobre a frequência e modalidade dos controles e inspeções. 

Os agricultores europeus enfrentam duas demandas contraditórias. A dos governos para que a produção se torne mais barata, com o objetivo de se tornar competitiva no mercado internacional e a demanda de que essa produção atenda ao Pacto Ecológico Europeu. 

As entidades responsáveis pelo protesto desta segunda-feira em Bruxelas alegam, no entanto, que as medidas não são suficientes e exigem o fim definitivo das negociações comerciais com os países do Mercosul, depois de Bruxelas ter apenas reconhecido que "atualmente não há condições reunidas" para concluí-las.

A presidente da organização ASAJE em Almería, Espanha, Adoración Blanque, disse à AFP que existem "tantos obstáculos burocráticos que sequer conseguimos cumpri-los, são tantas as exigências e a burocracia que temos, que nós, agricultores, não podemos continuar produzindo".

Essa é também a leitura feita pela integrante da coordenação da Via Campesina e por uma fonte da Aliança Internacional dos Povos, que falaram com o Brasil de Fato ao longo de fevereiro. É na defesa da pauta ambiental,  apontam, que está a linha divisória entre a atuação da esquerda nos protestos, e os setores da direita que tentam se aproveitar do movimento – divisão que se tornou evidente a partir da mobilização de Bruxelas, no início do mês. 

No dia 1º de fevereiro, durante uma cúpula europeia, quase mil tratores e máquinas agrícolas transformaram Bruxelas no epicentro da indignação dos agricultores europeus que protestavam em todo o bloco, da Espanha à Polônia.  

Por ter concentrado organizações de agricultores para protestarem na sede do bloco europeu, aquela mobilização reuniu tanto reivindicações comuns à categoria de agricultores, algumas bandeiras contra a globalização a partir de uma perspectiva conservadora e as propostas de esquerda, que envolvem a denúncia do monopólio das grandes empresas transnacionais e a defesa de uma agricultura orgânica e comprometida com as pautas ambientais.

*Com AFP

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Resposta antifacista

Escolha de papa dos EUA representa afronta a Trump, sugere cientista político

JUSTIÇA

STF marca para esta sexta análise da decisão da Câmara sobre Ramagem

Cultura e luta

‘Aqui está o que produz o nosso povo, que merece respeito’: Xangai faz show na Feira do MST

ANÚNCIO LEGAL

Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba (PR) convoca associados para assembleia geral extraordinária

VATICANO

Papa Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.