G20 financeiro

Secretária do Tesouro dos EUA classifica como 'histórica' reforma tributária do Brasil

A reforma é uma das principais bandeiras do governo Lula encampada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, participou de evento paralelo do G20 financeiro nesta terça-feira, 27 de fevereiro - Rovena Rosa / Agência Brasil

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, classificou nesta terça-feira (27) como "verdadeiramente histórica" a reforma tributária brasileira aprovada pelo Congresso Nacional no final do ano passado. Na avaliação de Yellen, a medida deve atrair investimentos estrangeiros para o país.

"Eu parabenizo o ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad por conseguir uma reforma tributária verdadeiramente histórica. Isso irá facilitar fazer negócios aqui, inclusive para empresas norte-americanas que têm vontade de investir."

A reforma é uma das principais bandeiras do governo Lula encampada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e promete modernizar o sistema tributário, implementando um modelo de tributação utilizado atualmente em vários países desenvolvidos. A previsão do governo federal é de enviar em março ao Congresso Nacional o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária já aprovada.

A secretária do Tesouro dos EUA participou de um evento organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), que faz parte da programação paralela ao encontro do G20 que ocorre na capital paulista. A atividade contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Taxação de grandes fortunas e reformulação do FMI

O combate à desigualdade no mundo e as reformas em instituições financeiras multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), são temas da reunião ministerial do G20 financeiro, que acontece em São Paulo.  Na presidência do grupo este ano, o Brasil apontou como prioridades para as discussões o combate à fome, à pobreza e às desigualdades. 

Representante do Brasil ao lado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ministro Fernando Haddad vai defender uma proposta de taxação global dos super-ricos. Por ter testado positivo para a covid-19 no domingo (25), a participação de Haddad no evento deve acontecer de forma virtual.

Este ano marca a chegada da União Africana como novo membro do G20, que terá em 2025 a África do Sul na presidência do bloco.

A estimativa é de que o encontro reunirá 500 representantes internacionais, entre ministros e vice-ministros da área financeira, autoridades de bancos centrais, embaixadores e líderes de organizações internacionais dos países-membros do G20.

Delegações de 27 países confirmaram presença no encontro.  A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, o Ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner, o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga, e a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Indrawati, estão entre as presenças confirmadas.

*Com Agência Brasil

Edição: Nicolau Soares