CULTURA

Exposição 'Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak' chega ao CCBB no RJ

A mostra apresenta 160 fotografias inéditas no Brasil do premiado fotógrafo japonês

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As viagens de Nagakura e Krenak alcançaram os estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas - Foto: Hiromi Nagakura

Nesta semana, entrou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. A mostra, idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake de São Paulo, apresenta 160 fotografias inéditas no Brasil do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. Os registros foram produzidos em viagens com Krenak entre 1993 e 1998. A exposição tem entrada gratuita.

“Nagakura-san é um samurai. Sua espada é uma câmera que ele maneja com a segurança de quem já passou por campos de refugiados e esteve no centro das praças de guerra, por lugares como África do Sul, Palestina, El Salvador e Afeganistão. Depois desse mergulho no inferno global, quando sentiu de perto a loucura dos seres humanos, o samurai da câmera descobriu a floresta amazônica e seus povos nativos”, escreveu Ailton Krenak, curador da mostra, no texto que acompanha a exposição.

As viagens de Nagakura e Krenak abarcaram quase cinco anos, de 1993 a 1998, dezenas de horas, sempre na companhia da produtora e intérprete Eliza Otsuka. A exposição é o resultado de uma “união de esforços para fazer uma celebração em torno dessa amizade alimentada pelo sonho e beleza da obra do fotógrafo Hiromi Nagakura”, diz Ailton Krenak.

Segundo Krenak, a mostra traz algumas das belas imagens das viagens às aldeias e comunidades na Amazônia brasileira. “Momentos de intimidade e contentamento entre ‘amigos para sempre’ inspiraram esta mostra fotográfica mediada por encontros com algumas das pessoas queridas que nos receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios e nas aldeias: Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e comunidades ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado em Roraima”, destaca o curador. As viagens alcançaram os estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas. 

 

Serviço

Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak

Data: 28 de fevereiro a 27 de maio 

Local: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.

Classificação indicativa: livre

Entrada: gratuita

Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister