Endividamento

RJ é o estado com maior número de pessoas endividadas, segundo Serasa

Número corresponde a mais da metade da população fluminense; feirão online é organizado para renegociar dívidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
São 72 milhões de brasileiros inadimplentes e outros 271 milhões com dívidas ativas, segundo Serasa - Unsplash

O Rio de Janeiro é o estado com mais endividados: cerca de 7,3 milhões de pessoas estão nessa situação, o que corresponde a 53% da população fluminense, segundo levantamento da Serasa. Na capital, são quase 2,9 milhões de inadimplentes. Nesse contexto, o governo federal e a Serasa realizam, até o dia 28 de março, o Mega Feirão Serasa e Desenrola, uma iniciativa que tem por objetivo quitar até 99% de valores de dívidas.

Em parceria com mais de 700 empresas, a iniciativa começou nesta semana visa auxiliar consumidores de todo o Brasil que estão inadimplentes. Para isso, o mutirão oferece descontos e ofertas especiais para a população quitar suas dívidas.

As empresas participantes são concessionárias de contas básicas, como água e luz, além de bancos, varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras. Ou seja, desde conta atrasada de plano de celular, até dívidas com bancos e débitos de energia podem ser quitados com benefícios.

São 72 milhões de brasileiros inadimplentes e outros 271 milhões com dívidas ativas, segundo Serasa. Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões de pessoas em janeiro deste ano.

O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda. O desemprego foi apontado por 29% dos endividados, em 2022, e por 22%, em 2023. Já a redução de renda foi citada por 12% e 20% dos inadimplentes, em 2022 e 2023, respectivamente.

Para participar do mutirão, é só acessar o site www.serasalimpanome.com.br ou o aplicativo da Serasa. Para quem preferir, é possível regularizar pendências em agências dos Correios, a partir de uma taxa de R$ 4,20.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse