agenda cultural

Mostra fotográfica 'Rio de Cidade' lança nova perspectiva sobre a vida urbana

Exposição do fotógrafo Luiz Baltar pode ser visitada no Sesc Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Mostra é composta pelas séries autorais "Anomia" e "Fluxos", que incorpora repetições e cria espaços inusitados em preto e branco - Luiz Baltar

A exposição "Rio de Cidades" está em cartaz na Galeria Sesc Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O projeto foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, na categoria artes visuais, e explora as complexidades do Rio de Janeiro através das lentes do premiado fotógrafo Luiz Baltar.

Em seu mais recente trabalho, Baltar retrata as tensões e conflitos urbanos, desafia as convenções artísticas e convida o público a explorar novas perspectivas da vida urbana por meio de suas colagens digitais. A mostra fotográfica, que tem curadoria de Marcia Mello, ficará aberta gratuitamente ao público até 2 de junho.

Segundo o artista, a seleção das obras propõe um diálogo entre a idealização da cidade e realidade do Rio de Janeiro em sua complexidade, diversidade e desigualdade.

“É uma realização pessoal poder compartilhar estas obras com o público do Sesc e, ao mesmo tempo, colaborar para uma aproximação entre arte e fotografia documental, que tem muito a contribuir para o diálogo e a reflexão sobre as desigualdades na nossa sociedade”, afirma Baltar. 

A mostra é composta pelas séries autorais "Anomia" e "Fluxos", e transmite o sentimento de desalento do artista diante das disparidades sociais, a partir de uma visão crítica e provocativa da cidade. Com isso, oferece novos cartões postais aos cariocas. 
 
O carioca Luiz Baltar é mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e integra o coletivo Fotografia Periferia e Memória. Também fez parte do Programa Imagens do Povo, agência fotográfica situada no conjunto de favelas da Maré, e da Escola de Fotógrafos Populares, projeto criado por João Roberto Ripper.

Baltar acumula exposições em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e ao redor do mundo, incluindo Nova Iorque, França e Uruguai. Além dos prêmios Brasil Fotografia e Fundação Conrado Wessel. Seu trabalho como fotógrafo e documentarista é reconhecido pelo olhar crítico sobre temas como território, cultura e direito à cidade.
 
Serviço
 
Exposição “Rio de Cidades”, de Luiz Baltar

Abertura sábado (9), às 15h

Em cartaz até 2 de junho

Terças a sextas de 9h30 às 19h30; sábados, domingos e feriados de 9h30 às 17h30 

Galeria do Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, nº10 - Moquetá)

Gratuito

Indicação etária: livre

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiz Baltar (@baltar)

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita