reconhecimento

'Fuá de Seu Estrelo' poderá se tornar patrimônio imaterial do Distrito Federal

Teatro popular e tradição de terreiro podem ser protegidos pela Secretaria de Cultura

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é um bloco cultural que reverencia elementos culturais do cerratenses - Webert da Cruz

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) abre uma votação para incluir o grupo cultural Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. O pleito acontece nesta terça-feira (12) e será decidido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (CONDEPAC-DF).

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é um bloco cultural que reverencia elementos culturais cerratenses com tradições do teatro popular e teatro de terreiro. Foi fundado pelo agitador cultural Tico Magalhães, pernambucano radicado em Brasília em 2004. De acordo com a assessoria do grupo, a tradição criada pelo Fuá de Seu Estrelo atesta o principal conceito de patrimônio, “na perspectiva de que faz uma invocação do passado, do que nos precede, ao passo que nos mostra que tradição e identidade estão em constante movimento, não param com o tempo”.


Centro Tradicional de Invenção Cultural / Webert da Cruz

A iniciativa de promover à categoria de patrimônio foi feita em 2021 pelos alunos do Centro Tradicional de Invenção Cultural, a escola popular do Grupo Seu Estrelo e pelos próprios integrantes dessa manifestação cultural. Artistas locais, mestres e mestras da cultura popular de Brasília e do Brasil, além de fazedores de políticas culturais do DF e de estudiosos como o historiador Luiz Antônio Simas, a líder religiosa Mãe Baiana de Oyá e o mestre popular Manoelzinho Salustiano, apoiaram a iniciativa.

O Fuá de Seu Estrelo

A marca bloco cultural é oferecer à cidade “um identificador cultural, o alargamento de sua geografia pela fantasia e, ao Brasil, um novo samba, uma nova forma de fazer teatro, novas festas populares, uma inventiva escola de cultura tradicional e um moderno retrato popular de sua alma cultural”, explica o artista.

Com sua própria mitologia e um estilo de samba único, o Fuá de Seu Estrelo é uma tradição moderna que incorpora elementos do real e do imaginário do Planalto Central em suas apresentações e festividades populares.

Baseado no Mito do Calango Voador e outras narrativas do Cerrado, livro produzido por Tico Magalhães, essa prática cultural tem seu centro no Terreiro do Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do grupo Seu Estrelo. O Fuá do Seu Estrelo inclusive faz parte do programa de estudos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) há mais de uma década.

Em 2023, o grupo lançou a segunda edição do livro e incluindo o prefácio escrito por Luiz Antonio Simas. Ele destaca que, em um país marcado por ciclos de exploração colonial, “o necessário registro do Fuá de Seu Estrelo como um bem imaterial da cultura de Brasília e do Cerrado é muito mais que uma iniciativa de salvaguarda do patrimônio”. Ele afirma que, “diante de um Brasil projetado como estado-nação a partir do colonialismo, pulsam as brasilidades como elementos de construção de sentidos inventivos de mundo”.

Ainda segundo o artista, uma vez consolidado o título, importantes desdobramentos virão a longo prazo. “De uma forma mais profunda, a conquista do registro abre espaço para mostrar que a tradição está tão ligada ao futuro quanto ao passado, o que estimula e incentiva a criação de novas formas de brincadeiras e manifestações que nos liguem mais profundamente ao nosso lugar, descolonizando e potencializando a nossa identidade cultural”, complementa Tico.

Daqui pra frente

Se a votação for positiva, o bem imaterial em questão será protegido durante a pesquisa necessária para o registro como tal. A pesquisa é realizada por profissional especializado, geralmente, um historiador, ou outro profissional com conhecimento específico para o tema. A expectativa do grupo Seu Estrelo e Fuá do Terreiro é que após o registro também fique estabilizado a permanência do grupo na 813 Sul.


Capitão Sebastião / Raissa Azeredo

Para o antropólogo Rodrigo Ramassote, técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e membro do Conselho Consultivo da Sepac, a conquista do título de Patrimônio Cultural do DF é um marco do reconhecimento e valorização de determinado bem cultural como relevante para a identidade, memória e cultura local.

“Caso o Conselho Consultivo da SUPAC se manifeste favoravelmente ao registro do Fuá do Seu Estrelo como Patrimônio Imaterial do DF, instaura-se um compromisso entre o Estado e o bem cultural no sentido de garantir as suas condições ambientais, econômicas e socioculturais de existência. Assim, caberá ao Estado conduzir e executar ações de apoio e fomento que assegurem a continuidade deste bem, tendo em vista sua relevância para a identidade e cultura do Distrito Federal”, explica Rodrigo.

Serviço – reunião aberta para votação

Data: 12 de março 

Local: Auditório do 2º andar da Biblioteca Nacional 

Horário: 10h

Credenciamento imprensa: https://forms.gle/H9ekfBSwFb1jV4as9 

Assessoria de imprensa:
La Pauta (61) 981687402
[email protected] 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva