Direitos Humanos

Hotel Social de Curitiba é alvo de infestação de percevejos

Local está sob gestão do Departamento de Política sobre Drogas e abriga 83 pessoas diariamente

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O Hotel Social opera diariamente, com um período de permanência das 18h às 09h - Foto: Google Maps

Os hotéis sociais em Curitiba integram uma política pública municipal voltada a atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, a maioria desempregada ou que está na informalidade, sem moradia. No entanto, um local que deveria servir de estímulo ao retorno à vida social e ao trabalho tem se tornado um incômodo para os hóspedes.

O Hotel Social, localizado na Rua Conselheiro Araújo, 318, no Centro, é alvo de denúncias sobre a infestação de percevejos. Segundo relatos, os hóspedes acordam de madrugada com as picadas e matam dezenas de percevejos. As denúncias, feitas de forma anônima, foram coletadas pelo gabinete do vereador Angelo Vanhoni (PT).

“Foi trocado o lençol, mas é da madeira da cama. Ele sai das frestas, estou cheio de marcas. Um rapaz foi embora por esse motivo. Dizem que foi feita a dedetização, mas não melhorou”, relata um hóspede.

Hóspedes acordam de madrugada com a quantidade de percevejos na cama / Foto: Acervo Pessoal

A assessoria do vereador ressalta que recebe com frequência denúncias sobre o atendimento que o município presta à população em situação de rua. São denúncias sobre a violência da Guarda Municipal, dificuldade no acesso ao atendimento médico, surtos de sarna e percevejos nos hotéis sociais e nos Centros POP — Centro de Referência Especializado para população em situação de rua —, entre outras violações aos direitos dessas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

"Não se tratam de relatos apenas, se tratam de imagens, registros, matérias veiculadas na imprensa, denúncias feitas aos órgãos competentes, são diversas as formas que essas informações chegam até nós", cita a assessoria.

O mandato de Vanhoni encaminhou um requerimento à Prefeitura de Curitiba solicitando com urgência a dedetização e limpeza do local.

"Acreditamos que essa situação pode e deve ser urgentemente superada através de políticas públicas. É preciso entrelaçar e fortalecer as políticas de acesso à Moradia, Saúde, Assistência Social, Emprego e, alinhado à isso, a transformação da cultura da nossa sociedade", afirma a assessoria do vereador.


Insetos incomodam os moradores do Hotel Social / Foto: Acervo Pessoal

O Hotel Social está sob a gestão do Departamento de Política sobre Drogas, vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. O estabelecimento abriga o Projeto Nova Morada Vida Nova, que oferece moradia provisória (no formato pernoite) para até 100 pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas, encontram-se em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, e/ou possuem vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

Atualmente, o hotel abriga 83 pessoas e opera diariamente, com um período de permanência das 18h às 9h. Os beneficiários possuem quartos coletivos e recebem kits de higiene pessoal, roupas de cama e banho, e cada um dispõe de um armário individual para seus pertences pessoais.

Em nota ao Brasil de Fato Paraná, o Departamento de Política sobre Drogas ressalta que o local passa por limpeza diária, além de ser submetido a dedetização mensal realizada por uma empresa especializada. Cita ainda que, na terça-feira (12), o local foi submetido a uma dedetização que estava previamente agendada.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini