inscrições até 19/04

Edital oferece R$ 5 milhões para ONGs que elaborem projetos de tecnologia para garantia de direitos

Chamada pública selecionará 20 projetos apresentados por organizações da sociedade civil para mitigar problemas reais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Edital selecionará até 20 projetos de tecnologia aberta - Álvaro Henrique / Secretaria de Educação/DF

Estão abertas até o próximo dia 19 de abril as inscrições do edital Mover-se na Web. Serão selecionados projetos de tecnologia aberta elaborados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para enfrentar problemas reais e garantir direitos em contextos locais. Serão selecionadas 20 propostas e cada uma receberá financiamento de até R$ 250 mil para o desenvolvimento.

O edital foi lançado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e é organizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Além do financiamento, os projetos escolhidos receberão apoio com formações e mentorias. Podem participar OSCs com sede no Brasil e atuação local.

Os projetos selecionados deverão ter tecnologia aberta, ou seja, códigos que podem ser verificados por outras pessoas e reutilizados. O objetivo é estimular o aperfeiçoamento contínuo das ferramentas e a ampliação do acesso. Até 10% do valor oferecido pode ser usado para contratação de serviços de infraestrutura, como hospedagem e armazenamento. O restante do valor deve ser aplicado no desenvolvimento das soluções.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas neste site. A página tem ainda o edital completo. O documento segue o modelo de um projeto piloto, lançado em 2019, com foco na cidade de Brumadinho (MG), e que recebeu propostas de estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes partes do país.

Meses antes do lançamento do edital do projeto piloto a cidade mineira tinha passado pelo rompimento da barragem da Vale que causou 272 mortes. Os estudantes selecionados desenvolveram quatro aplicativos: um para monitoramento da qualidade da água de rios; um segundo para denúncia de crimes ambientais; um terceiro para uma moeda ambiental solidária; além de uma plataforma para financiamento coletivo de projetos de mulheres da cidade.

Desta vez, o objetivo é atingir outras regiões. "A chamada incentiva o uso de tecnologias abertas da web para a criação de soluções com impacto socioambiental nas cinco regiões do país. As organizações podem enviar projetos que auxiliem e fortaleçam a própria missão e o trabalho realizado em suas comunidades. A ideia é que, posteriormente, as soluções desenvolvidas tenham capacidade de ser multiplicadas", explica o gerente do Ceweb.br, Vagner Diniz.

As organizações podem se inscrever em duas categorias. Uma para aquelas que já trabalham com tecnologias abertas. Outra, para as que nunca trabalharam com esse tipo de tecnologia e que precisarão de parceiros para o desenvolvimento. A divulgação dos resultados está prevista para agosto.

Edição: Thalita Pires