30 de março

Dia da Terra Palestina: festival e atos marcam a data em São Paulo e Santo André neste sábado (30)

Eventos pedem cessar-fogo após mais de 32 mil mortes na Faixa de Gaza em massacre promovido pelo Estado de Israel

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Al Janiah organiza festival cultural
Al Janiah organiza festival cultural - Foto: Al Janiah

Celebrado todos os anos em 30 de março, o Dia da Terra Palestina deste ano tem um significado ainda mais importante, em meio ao massacre promovido por Israel na Faixa de Gaza. Por isso, pessoas em diversas partes do mundo vão às ruas em pedido de cessar-fogo imediato neste sábado. Aqui no Brasil, estão previstos atos e um evento cultural.

Na capital paulista, o restaurante palestino Al Janiah promove o Festival Terra Palestina, com atividades culturais, como música, dança, poesia e cinema. Entre as atrações confirmadas, Bnegão, um dos grandes nomes do Hip Hop nacional; a artista palestino-brasileira Maj, que se apresenta junto do músico palestino Yousef Saif; e o Bloco do Fuá.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Al Janiah (@aljaniah_oficial)

O evento é gratuito, e as apresentações acontecerão na rua, em espaço aberto junto ao restaurante (que fica na Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista/Bixiga). Os shows começam às 14h, e a promessa é de 12 horas ininterruptas de atrações musicais.

Ainda no sábado, só que mais cedo, acontece o ato ABC em Defesa da Palestina. A concentração começa às 9h, na Praça do Relógio, em Santo André, e vai reunir integrantes de movimentos populares da região do grande ABC.

Já no domingo (31), acontece um ato em solidariedade ao povo palestino na Praça Oswaldo Cruz, junto à Avenida Paulista, no bairro Paraíso, em São Paulo. A mobilização, que começa às 11h, pede o cessar-fogo imediato e o fim do genocídio palestino.

Histórico

O Dia da Terra Palestina remete a 30 de março de 1976, quando a população palestina da Galileia, hoje no território israelense, declarou uma greve geral para protestar contra a expropriação de suas terras. A paralisação foi uma reação ao anúncio do plano do governo israelense de expropriação de uma área por "razões de segurança e para construção de assentamentos". A repressão do exército israelense terminou com seis palestinos mortos na área de Al Jahil.

Edição: Rodrigo Chagas