Fantaspoa

Festival de cinema fantástico começa nesta quarta (10) em Porto Alegre com número recorde de filmes

Mostra vai até 28 de abril na Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Ling e Cine Cult Vitória

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Terror argentino 'O mal que nos habita' terá exibição especial com presença do diretor Demian Rugna - Foto: Divulgação

O Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), um dos mais renomados dedicados a esse gênero cinematográfico, dá a largada em sua 20ª edição nesta quarta-feira (10).

Este ano, a mostra quebra seu recorde e apresenta um total de 114 longas-metragens, 22 deles em estreia mundial. É o maior número de obras já apresentadas em toda a história do evento.

Até 28 de abril, quatro diferentes espaços culturais de Porto Alegre recebem as sessões: Cinemateca Capitólio, Cinemateca Paulo Amorim, Cine Cult Victória e Instituto Ling.

Com uma seleção diversificada, os filmes foram divididos em seis categorias competitivas distintas: Internacional, Ibero-Americana, Nacional, Documentário, Animação e Low Budget, Great Films. A categorização visa oferecer aos espectadores uma variedade de experiências cinematográficas, desde as fronteiras do terror e da fantasia até as profundezas da imaginação humana.

Além disso, se somam 123 curtas-metragens, totalizando 237 obras participantes.

:: Sala Redenção da Ufrgs apresenta mostra para 'descomemorar' os 60 anos do golpe militar ::

O festival traz ainda atividades paralelas como quatro masterclasses, seis sessões musicadas, o já tradicional Madrugadão Fantaspoa, a Festa no Barco, a Festa de Encerramento com o histórico show de retorno da Damn Laser Vampires, e muitas outras. Será disponibilizado também, em parceria com a plataforma Darkflix+, parte da programação de curtas-metragens em streaming gratuito para usuários em todo território nacional.

A programação completa e informações sobre ingressos estão disponíveis no site www.fantaspoa.com.

Presenças confirmadas

Além dos filmes em competição, o Fantaspoa apresentará uma seleção de filmes em exibição especial, incluindo o recente sucesso do cinema argentino O mal que nos habita. A exibição contará com a presença do diretor Demian Rugna.

Adicionalmente, Demian participará da atividade Meu filme favorito no Instituto Ling, onde apresentará o clássico do gore Fome animal, de Peter Jackson, no dia 26 de abril. No dia 19 de abril, também no Instituto Ling, será a vez do aclamado diretor estadunidense Boaz Yakin apresentar sua escolha de filme favorito, a animação Heavy traffic, de Ralph Bakshi, seguida por uma conversa interativa com o público.


Cena do filme "Encounters", um dos selecionados do 20º Fantaspoa / Foto: Divulgação

Entre os destaques, o Fantaspoa apresenta o clássico do folk horror britânico O Homem de Palha (1973), com a presença dos filhos do diretor Robin Hardy, Justin e Dominic. Os irmãos Hardy também lançarão em première mundial seu documentário Filhos do Homem de Palha.  

Por fim, o Fantaspoa promoverá sessões especiais de duas produções argentinas: Jorge e Alberto contra os demônios neoliberais, primeira produção do Fantaspoa, que completa dez anos em 2024, e Trenque Lauquen, elogiada produção de 4h20 de duração, que foi eleita melhor filme de 2023 na histórica revista francesa Cahiers du Cinéma.


Cena de outro filme selecionado, "The Complex Forms" / Foto: Divulgação

Entre os convidados confirmados da segunda leva de longas-metragens do 20º  Fantaspoa estão Alejo Rébora e Daniela Jimenez (7 Vidas), Paulo Caldas (Atmosfera), Jaco Bouwer (Breathing In), Karim Lakzadeh e Arash Jooyandeh (Matéria escura), Ryan Ward e Mackenzie Leigh (Filha do sol), Nando Martínez (O fantástico caso do Golem), Mike McCutchen e JJ Weber (A game in the woods), Mario Mayo e Jaime Arnaiz (Os arrebento), Roger Elarrat (Eu, Nirvana), Mike Hermosa (O velociraptor invisível), Gonzalo Quintana e Hernán Quintana (Jorge e Alberto contra os demônios neoliberais), Benjamin Pfohl (Júpiter), Gabriel Papaléo (Espaço liminar), Igor Bastos (Placa-Mãe), Armando Fonseca (Desmemórias), Gonzalo López-Gallego (A sombra do tubarão), Máncel Martínez (Merdas acontecem e milagres também), Guto Parente (Estranho caminho), Júlio Napoli (A última casa no topo da colina), Juliana Muras (Trenque Lauquen), Kenichi Ugana (Visitantes - edição completa) and Demian Rugna (O mal que nos habita).

Salas

Cinemateca Capitólio - R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico

Cine Cult Victoria - Av. Borges de Medeiros, 445 - Centro Histórico

Instituto Ling - R. João Caetano, 440 - Três Figueiras

Sala Paulo Amorim - Casa de Cultura Mário Quintana - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico

Sala Eduardo Hirtz - Casa de Cultura Mário Quintana - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico

 
 

 

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira