para assistir

Atuação de jovens de movimentos populares do RJ é tema do Papo na Laje desta quinta (9), às 18h

Maíra Marinho e Eduarda Sinquini compartilham trajetórias de formação no movimento estudantil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Episódio sobre juventude e movimentos sociais foi gravado no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio - Camila Rodrigues

Nesta quinta-feira (9), às 18h, o programa Papo na Laje mostra experiências de protagonismo da juventude em movimentos populares. As duas convidadas tiveram o primeiro contato com a militância a partir da realidade dos seus bairros e no movimento estudantil, e seguem engajadas politicamente na luta por direitos e justiça social.

É o caso da Eduarda Sinquini, de 18 anos, presidenta da juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Margarida, em Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio. Ela também faz parte do grupo Esperançar, idealizado por jovens durante a pandemia, e de onde surgiu o Instituto Tudo Que Transforma.

Leia mais: Batalhas de rimas podem fazer parte de atividades de ensino nas escolas públicas do Rio

No episódio, ela conta que o movimento busca entender os desafios do bairro e como a juventude organizada pode ajudar na busca por soluções. Uma das ações é o reforço escolar para as crianças, além de atividades externas como o circuito da Pequena África. "Também fizemos um circuito no nosso próprio território, com os moradores antigos explicando para as crianças a memória e a ancestralidade do nosso bairro", contou Duda.

Auto-organização

Outra convidada é a historiadora Maíra Marinho, militante do Levante Popular da Juventude e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela colocou a importância de entender e organizar as juventudes na sua diversidade, seja nas favelas, no campo ou na universidade.

"Quando a gente fala em juventude, é na verdade de juventudes, no plural, porque não é uma categoria única. O Levante nasce com o objetivo de organizar as juventudes em prol de um projeto de país que seja mais justo e que haja um protagonismo da juventude na elaboração de políticas públicas e também na auto-organização", afirmou Maíra.

Leia também: 

O episódio sobre juventude e movimentos sociais foi gravado na Casa Brota, espaço localizado no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, e vai ao ar às 18h desta quinta-feira (9) no canal do programa no Youtube.

"A juventude é criatividade, a gente vem contra essa política sisuda, pesada, que justamente se apresenta chata para ter o afastamento da juventude. Somos um grupo de jovens muitos amigos e compartilhamos o mesmo sonho que é a transformação social. Nosso território tem potência, na arte, cultura, educação", finaliza Duda sobre seu território.

Assista:

Papo na Laje

Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.  

A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita