Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

E agora?

Trump vai explorar ataque ao máximo, mas é cedo para dar eleição como decidida, diz James Green

Pesquisador estadunidense acredita que democratas estão em processo de autodestruição, mas vê disputa longe do fim

15.jul.2024 às 17h46
São Paulo (SP)
Rodrigo Durão Coelho

A convenção nacional republicana começa nesta segunda sem alteração na agenda - AFP

O candidato Donald Trump deve utilizar o ataque ocorrido sábado em seu comício para ganhos políticos tendo em vista as eleições de novembro, mas o fato não significa necessariamente uma garantia de vitória no pleito. Essa é a opinião do pesquisador estadunidense James Green.

"Trump vai usar isso ao máximo, especialmente porque o Partido Democrata está em um processo de autodestruição interna com grandes divisões e está cada vez mais fraco", disse nesta segunda-feira (15) o professor da Brown University ao Brasil de Fato. 

De Nova York, o pesquisador também vê semelhanças entre o incidente do final de semana e a facada que alavancou a candidatura de Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2018. Ele diz que, "mais uma vez, a realidade brasileira e a dos EUA são muito parecidas e claro que nos lembramos do atentado contra o Bolsonaro que ajudou muito ele nas pesquisas, reforçando sua candidatura como vítima".

Ainda assim, Green diz que ainda é cedo para dar o pleito como decidido. O pesquisador ressalta que muita coisa pode acontecer nos mais de três meses até a votação.

"Um elemento que é difícil analisar é o papel das mulheres especialmente nos estados determinantes, os swing states [estados-pêndulo] onde há a questão do aborto, que pode ser integrado como direito absoluto na Constituição. A eleição depende dos estados-pêndulo, como Arizona, Nevada e algum outro que pode apresentar surpresas", diz.

Repubicanos culpam democratas

A convenção do Partido Republicano que ocorre a partir desta segunda-feira (15) até a quinta terá, inevitavelmente, o ataque como pano de fundo. O encontro em Milwaukee definirá o vice na chapa e dois dos pretendentes já se manifestaram culpando os rivais democratas pelo ocorrido.

O favorito, o senador de Ohio JD Vance, disse que a retórica da campanha de Biden “levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump”. Tim Scott, o senador da Carolina do Sul, disse que a “retórica inflamatória dos democratas coloca vidas em risco”. 

Já o aliado de Trump, o republicano Mike Collins, da Georgia, também acusa diretamente o atual presidente dos Estados Unidos. “Joe Biden enviou as ordens”, escreveu nas redes sociais.

O atirador, que foi morto pela polícia, era Matthew Crooks, de 20 anos de idade e filiado ao Partido Republicano. Ele morava com os pais, era auxiliar de cozinha e segundo o Pentágono, não tinha formação militar.

Ainda assim, o dono do X, – plataforma onde foram publicadas as acusações dos candidatos a vice de Trump – Elon Musk, foi rápido em opinar sobre uma conspiração sobre como o atirador poderia ter chegado tão perto: “Ou extrema incompetência ou foi deliberado”, escreveu ele.

Empatia

A Convenção Nacional Republicana vai proclamar oficialmente Trump candidato para as eleições de 5 de novembro. A reunião às margens do lago Michigan deve atrair cerca de 50 mil republicanos e culminará com seu discurso de aceitação na quinta-feira. Trump pode indicar o vice em qualquer momento durante o evento.

"A imagem de Trump ferido já viralizou nas redes sociais e será usada ad nauseam por sua campanha para gerar empatia e reforçar a narrativa de que ele é perseguido. Com isso, pode conseguir muitos votos e reforçar seu favoritismo na eleição de novembro" escreveu o comentarista político Leonardo Sakamoto. 

"Para efeito de comparação sobre a força de um atentado, em 6 de setembro de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro foi alvo de um durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). A facada que levou de Adélio Bispo, um lobo-solitário com problemas mentais, gerou uma onda de empatia a seu favor que contribuiu com a sua eleição", completa. 

Editado por: Lucas Estanislau
Tags: euarepublicanostrump
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Moradia digna

Déficit habitacional em Fortaleza atinge 82 mil famílias

MOBILIZAÇÃO

Ato pelo fim da escala 6×1 sem corte de salários mobiliza sindicatos e movimentos sociais na Paraíba, nos dias 10 e 11 de junho

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

luta por direitos

‘Freedom Ride’: movimentos populares iniciam marcha contra ataques de Trump a imigrantes nos EUA

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.