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Tragédia

Cenipa recuperou caixas-pretas de avião da Voepass; relatório sobre acidente será divulgado em 30 dias

Trabalho de resgate das 62 vítimas fatais terminou na noite de sábado (10)

11.ago.2024 às 19h43
São Paulo (SP)
Redação

Integrantes do Cenipa no local da queda de avião da Voepass em Vinhedo - FAB / Divulgação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) informou, neste domingo (11), ter obtido as informações de voz e de dados das duas caixas-pretas do avião da Voepass Linhas Aéreas que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na sexta-feira (9), causando a morte de 62 pessoas.

A informação foi confirmada à imprensa pelo chefe do Cenipa, o brigadeiro do ar Marcelo Moreno. Com base nos dados que correspondem aos momentos que antecederam a queda, Moreno informou, em coletiva de imprensa neste domingo, que não houve declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo por parte da tripulação da aeronave. A estimativa do Cenipa é de que o relatório preliminar da investigação seja apresentado em 30 dias.

Segundo Moreno, os dois motores da aeronave serão analisados na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo, localizada no Campo de Marte, na capital paulista, "como uma parte da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência".

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo (SP) iniciou neste domingo (11) o trabalho de reconhecimento das vítimas fatais do acidente. O Corpo de Bombeiros concluiu no sábado (10) os trabalhos de resgate dos corpos dos 58 passageiros e 4 tripulantes que estavam no voo 2283 operado pela Voepass Linhas Aéreas.

Até agora, apenas dois corpos foram identificado e o IML não informou quando devem ser liberados para as famílias realizarem o funeral. De acordo com a companhia aérea Voepass, todos os ocupantes do avião tinham documentação brasileira, mas também havia uma mulher com dupla nacionalidade portuguesa e três venezuelanos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou três dias de luto no país.

Queda vertiginosa

O avião partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o site de rastreamento de voos Flight Radar 24, a aeronave voou por quase uma hora a 17.000 pés (5.180 metros), até que, às 13h21, começou a perder altitude e em apenas um minuto teve uma queda acentuada para 4.100 pés (1.250 metros).

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave perdeu contato com o radar às 13h22, e que a tripulação em nenhum momento "declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas". O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tem previsto divulgar "no prazo estimado de 30 dias o Relatório Preliminar do acidente", segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

Peritos do Cenipa já estão analisando em Brasília as informações das caixas-pretas que contêm gravações da cabine e dados do voo. Estas "importantes informações poderão nos contar o que aconteceu nesse trágico evento", afirmou o brigadeiro Marcelo Moreno.

Formação de gelo pode ter causado acidente

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o avião, que voava desde 2010, cumpria com todas as normas vigentes e a tripulação tinha todos os certificados válidos. O diretor de operações da companhia aérea Voepass, Marcel Moura, disse que na noite anterior ao acidente o avião havia passado por "manutenção de rotina" e não apresentava "nenhum tipo de problema técnico".

Especialistas mencionaram a hipótese de que uma formação de gelo nas asas do avião possa ter provocado o acidente. Moura admitiu que este modelo da fabricante ATR "voa numa faixa onde tem uma sensibilidade maior ao gelo" e que as condições meteorológicas de sexta-feira previam a presença desse elemento. Mas "dentro das características aceitáveis para o voo", afirmou.

A VoePass foi fundada em 1995 sob o nome Passaredo. Com uma frota de 15 aviões, atualmente conecta 37 destinos no Brasil e é a quarta companhia aérea do mercado nacional, segundo a empresa. A fabricante ATR disse em comunicado que seus especialistas "estão totalmente empenhados em apoiar a investigação em andamento".

Esta é a primeira grande tragédia aérea no Brasil em 17 anos. Em 2007, um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e caiu com 187 pessoas a bordo. O acidente deixou 199 mortos, incluindo 12 pessoas que trabalhavam na pista.

Editado por: Nicolau Soares

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