Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Pernambuco

Em Sabatina, Vinicius Castello defende atenção aos artistas do Carnaval e participação popular em Olinda (PE)

Petista é o único representante do partido em disputas de segundo turno em Pernambuco

16.out.2024 às 14h15
Recife (PE)
Afonso Bezerra

Vinícius Castello é o único petista a disputar segundo turno em Pernambuco - Divulgação/Vinícius Castello

O vereador e candidato a prefeito de Olinda, Vinícius Castello (PT), chega ao segundo turno das eleições municipais com a missão de colocar a periferia no centro das decisões. Ele busca superar o período recente de ascensão conservadora na cidade e recuperar o chamado ciclo progressista do município, período em que Olinda foi governada pelo PCdoB, com Luciana Santos (2001 – 2008) e Renildo Calheiros (2009 até 2016).

Castello é o único petista que disputa o segundo turno em Pernambuco e representa um novo momento para o partido. 

"A luta não surgiu na minha vida como algo planejado. Eu não queria ser político. Eu sempre fui uma pessoa que estava cansada a ponto de perceber que, para as pessoas que vêm das mesmas realidades que as minhas, ou se luta ou então não se vive", declarou. 

Vinícius Castello terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 80.422 votos (38,75%), contrariando as pesquisas. Os principais levantamentos apontavam Mirella Almeida (PSD), candidata apoiada pelo atual prefeito, professor Lupércio, como a líder nas intenções de voto. Ela terminou em segundo lugar, com 62,289 votos (30%)

"Eu fico muito feliz de saber que a minha luta tem atingido o coração das pessoas. A política não pode ser robótica. A política precisa vir para servir ao povo, para dizer que a gente precisa ser cuidado. Eu sei que os desafios vão ser gigantes e eu espero honrar um partido que já mudou muitas vidas. Eu não tenho dúvida que eu posso continuar um projeto de cidadania, de humanidade". 

O candidato participou, nesta terça-feira (15), de uma sabatina produzida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com a participação do Brasil de Fato. Ele reforçou o compromisso de valorizar agremiações populares no Carnaval, investir em políticas públicas para a zona rural e retomar um modelo de participação popular no governo municipal. 

"Eu quero colocar essa cidade num alinhamento com a classe trabalhadora. É esse compromisso que me faz ser político hoje. Foi esse compromisso que me fez ter mais de 80 mil votos numa eleição em que eu nuca apareci em primeiro, mas o amor e a esperança ressurgiram", apontou, citando o resultado do primeiro turno. 

De acordo com a Marco Zero Conteúdo, veículo que também participou da sabatina, os grupos artísticos ainda não receberam o cachê do Carnaval 2024. O tema tem sido abordado pela campanha de Vinícius Castello, que tem defendido diálogo com os trabalhadores e ampliação do orçamento para cultura, inclusive pensando outros ciclos festivos além do Carnaval. 

"De todo orçamento que existe na cidade de Olinda, apenas 2% foram destinados para a cultura ao longo de oito anos", denunciou o candidato. 

"O gestor precisa priorizar o orçamento público para além do que já existe. Precisa aumentar esse orçamento para que tenha mais transparência e entender que Olinda não pode ter subsídios apenas durante o período carnavalesco". 


Com votação histórica no Recife, João Campos(PSB) se dedica agora à campanha de Vinícius Castello(PT), em Olinda / Divulgação/Vinícius Castello

Vinícius Castello enfrenta, no segundo turno, Mirella Almeida(PSD), candidata apoiada pelo atual prefeito Professor Lupércio (PSD), que governa Olinda desde 2017. O petista tem denunciado, nas redes, os diversos ataques que recebe da oposição, com mentiras e ofensas à sua honra. 

"Quando alguém que é pobre, quando alguém que nunca teve a chance de estar no poder se levanta, é aí que a gente vê o ódio, a discriminação, o racismo, o preconceito, a intolerância", disparou. 

Vinícius tem 30 anos, é negro e gay, e nasceu na Barreira do Rosário, periferia de Olinda. Em 2020, foi eleito vereador com 2.007 votos e pautou a defesa dos direitos humanos, o combate ao racismo e o avanço da extrema direita na cidade. 

Além do apoio de quadros do próprio partido, como os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, Castello conta com o reforço do prefeito do Recife, João Campos (PSB), da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB) e de vereadores que estavam no campo adversário no primeiro turno, como é o caso do vereador Saulo Holanda (MDB), o mais votado nestas eleições. 

Na semana passada, Vinícius Castello esteve em Brasília e gravou um vídeo com o presidente Lula. Na peça, o presidente destaca a biografia de Castello, realçando o aspecto dele ser um candidato oriundo da periferia e que tem os requisitos para fazer um governo popular em Olinda. 

"Como você já foi o invisível que as pessoas políticas não te enxergavam, por favor, não deixe de enxergar as pessoas que serão a razão da sua eleição para prefeito de Olinda", disse o presidente, em vídeo publicado nas redes sociais do candidato. 
 

Editado por: Nathallia Fonseca
Tags: eleições 2024olinda
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Entrevista exclusiva

Projeto coletivo e imagem popular: senador explica como Partido Comunista prepara a campanha de Jeannette Jara no Chile

Infância e juventude

ECA completa 35 anos sem sair do papel: ‘Prioridade absoluta não tem ocorrido no país’, diz advogado

PAREM O FIM DO MUNDO

Artistas e ativistas protestam no Recife Antigo contra ameaças de retrocesso ambiental, neste domingo (13)

LEI

Pessoas com deficiência terão cotas no ensino técnico e superior de SP

RECUPERAÇÃO

Bolsa de Valores de Caracas é uma das mais valorizadas do mundo em 2025 

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.