Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

RASTRO DE SANGUE

Operação policial no Complexo de Israel, no Rio de Janeiro, termina com três mortes nesta quinta-feira (24)

Vítimas estavam em deslocamento pela avenida Brasil quando foram alvejadas em tiroteio; dois ficaram feridos

24.out.2024 às 21h03
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Confronto entre criminosos e policiais interditou parte da Avenida Brasil - Foto: reprodução

Manhã de medo, caos e violência no município do Rio de Janeiro. Confronto entre criminosos e Polícia Militar no Complexo de Israel, que engloba as favelas de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta, na zona norte da capital fluminense, terminou com três mortos e outras duas pessoas feridas nesta quinta-feira (24).

Paulo Roberto de Souza, motorista de aplicativo; Renato Oliveira, funcionário de um frigorífico; e Geneilson Eustáquio Ribeiro, motorista de caminhão, foram atingidos por tiros na cabeça enquanto se deslocavam pela avenida Brasil e não sobreviveram. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram motoristas e passageiros de ônibus tentando se proteger do intenso tiroteio em uma das principais vias da cidade.

Por volta das 7h30, a via foi interditada na altura da Cidade Alta nos dois sentidos. Às 8h35, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a capital fluminense entrou no "Estágio 2" do nivelador de risco da cidade, sinalizando ocorrência de alto impacto em função da troca de tiros. O status foi modificado para o "Estágio 1", de menor risco e manutenção da rotina, às 11h15.

"Saímos e não sabemos se vamos voltar"

O terror também foi sentido por moradores do bairro de Brás de Pina, que acordaram assustados sob intenso tiroteio. Ao Brasil de Fato, uma moradora antiga da região, que prefere não se identificar, relatou que a presença de criminosos montando barricadas nas ruas é frequente e o tiroteio virou rotina. 

"Hoje começou por volta de umas 5h, 6h da manhã. Demorou muito para os tiros pararem. Eu estava dormindo, acordei me sentido mal. Brás de Pina está um inferno", relata. 

De acordo com ela, a avenida Antenor Navarro, no bairro Brás de Pina, e a rua Joaquim Monteiro, em Cordovil, estão sob controle de criminosos que abordam carros como se fossem policiais. "Saímos e não sabemos se vamos voltar", conta a moradora que é nascida e criada no subúrbio carioca.

Nesta quinta-feira, uma casa localizada na rua Joaquim Monteiro foi atingida por uma bala. A cápsula deflagrada foi encontrada por uma moradora na varanda do imóvel. 


Tiros atingiram casas em Cordovil / Foto: reprodução

"Sem inteligência"

Segundo a porta-voz da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Claudia Moraes, os policiais encontraram grande resistência dos criminosos que dominam o território do Complexo de Israel.

"Nessa entrada da Polícia Militar [na comunidade], houve forte confronto e os criminosos resolveram atirar na direção das vias [pistas], vindo a vitimar pessoas inocentes que não tinham nada a ver com aquilo", afirmou.

Além das vítimas, o tiroteio provocou a interrupção do tráfego na avenida Brasil e da circulação de trens, de ônibus e do BRT pela região. Escolas e postos de saúde foram fechados. Segundo a porta-voz da PM, ao perceber as consequências dos confrontos para a população e a circulação na cidade, os policiais decidiram suspender a operação.

"Essa operação começou na Cidade Alta, que é uma área onde você não tem essa reação muito forte. Nós não tínhamos inteligência para sinalizar para essa questão naquele momento", explicou a tenente-coronel.

Mais de 1.500 tiroteios

Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que, nos últimos oito anos, ao menos 1.528 tiroteios foram mapeados no entorno da avenida Brasil.

Somente em 2024, foram registrados 61 tiroteios nos arredores da via expressa. Em comparação com outras vias expressas, a avenida Brasil teve o maior número de tiroteios no seu entorno neste ano.

Segundo o levantamento, a avenida teve 61 tiroteios no entorno de até 100 metros da via; a Linha Amarela teve 14 tiroteios no entorno de até 100 metros da via; e a Linha Vermelha, 11 tiroteios no mesmo perímetro. 

Contabilizando a operação policial desta manhã, o Fogo Cruzado aponta que, somente neste ano, 88 pessoas foram vítimas de balas perdidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: 18 morreram e 70 ficaram feridas.

*Com informações da Agência Brasil

Editado por: Jaqueline Deister
Tags: rio de janeiroviolência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Soberania nacional

Lula se fortalece após tarifaço de Trump, e bolsonarismo cava própria cova, avalia cientista político

Artigo

Venezuela: pés fincados no território e coletivização do poder

SIM, EU POSSO

Pernambucanos participam de último encontro preparatório para dar aulas de alfabetização nas periferias

PESQUISA DATAFOLHA

Maioria dos brasileiros vê Trump errado sobre caso Bolsonaro e nega perseguição a ex-presidente

ALERTA DE FRAUDE

Conab denuncia golpe no RS para extorquir vítimas da enchente

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.