Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

MEIO AMBIENTE

Audiência Pública vai discutir destruição ambiental no Parque Saint’Hilaire, em Viamão

Denúncia no Ministério Público e protesto de moradores são algumas das iniciativas para tentar salvar o parque

19.nov.2024 às 16h43
Viamão (RS)
Marcela Brandes

O Parque Saint’ Hilaire foi concedido a Viamão pelo município de Porto Alegre. A revitalização do Parque tem como um dos objetivos a criação de espaços de lazer. - Divulgação

Retirada de espécies exóticas, corte indevido de árvores nativas, destruição das nascentes, falta de cuidados com barragens, esgoto e a possibilidade da concessão do parque à iniciativa privada são algumas das negligências ambientais e sociais denunciadas por moradores, entidades ambientalistas e parlamentares sobre manejo no Parque Saint'Hilaire, em Viamão.

Para debater a questão foi aprovada Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), na quinta-feira (21), às 9h30, proposta pelo deputado Adão Pretto Filho (PT/RS). Foram convidados para participar da atividade o governador Eduardo Leite, as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural, o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério do Trabalho, as prefeituras e câmaras de vereadores de Porto Alegre e Viamão, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, universidades, pesquisadores, ambientalistas e movimentos sociais.

Em 2003, o Saint'Hilaire foi enquadrado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Por isso, passou a se chamar Parque Natural Municipal Saint'Hilaire. E desde o projeto de revitalização a área foi apenas desmatada sem ser apresentada nenhuma forma de compensação aos danos provocados, sem nenhuma garantia que a área resguardará sua condição anterior de Unidade de Conservação.


Movimento “Salve o Parque Saint’Hilaire” / Divulgação

Movimento Salve o Parque Saint'Hilaire

Os moradores da Lomba do Pinheiro estão mobilizados para mudar o cenário preocupante que está acontecendo na área de preservação que deveria ser o Parque Saint'Hilaire. Além de plantar mudas, realizar protestos, eles estão tentando chamar a atenção de autoridades para o que acontece no local. 

Como plano de ação foi determinada a criação de um Grupo de Estudo e Trabalho em relação à barragem em caso de emergência. Mesmo publicado no Diário Oficial no dia 15 de março de 2023, o grupo ainda não foi efetivado. O parque Saint’Hilaire tem 70 nascentes do Arroio Dilúvio e uma área total de quase 1,5 mil hectares, dos quais 908 foram cedidos para Viamão. A barragem precisa de limpeza e cuidados com esgoto e talude. 


Cópia do Diário Oficial de março 2023 que determina criação de GT que nunca existiu / Diário Oficial

Parceria Público Privada

Em março de 2023, a Prefeitura de Porto Alegre cedeu o parque Saint'Hilaire à Prefeitura de Viamão, com o compromisso de atualizar as permissões de uso que recaem sobre as áreas de lazer. O projeto de revitalização teve investimento do Governo do Estado de R$ 9,9 milhões e do Executivo municipal de Viamão de R$ 1,1 milhão. Segundo moradores e entidades ambientalistas não houve transparência com a comunidade nem com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. 

Outra questão apontada pela comunidade da Lomba do Pinheiro é que desde janeiro de 2024 a Prefeitura de Viamão teve o projeto pré-aprovado pelo Governo do Estado para repassar o Parque Saint'Hilaire para a iniciativa privada. A grande preocupação local é o cercamento das duas únicas áreas de convivência, lazer e esporte e o único acesso a esses espaços ser mediante cobrança de ingressos.


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RECORDE

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

SEM DIÁLOGO

Prefeitura de São Paulo irá afastar 31 diretores de escolas municipais em bairros vulneráveis, denuncia Daniel Cara

REFORMA AGRÁRIA

Cerca de 6 mil militantes do MST ocupam trecho de ferrovia da Vale no Pará para pedir demarcação de acampamento

Eleições PT

‘Essa será a última eleição de Lula e temos dar essa vitória a ele’, diz Edinho Silva em Curitiba (PR)

DITADURA

Uruguai ainda luta por justiça e memória, diz jornalista sobre Marcha do Silêncio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.