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EDITORIAL

Transporte público no Rio de Janeiro: a omissão que custa caro para os trabalhadores

Tarifa de metrô no Rio que deveria ser R$ 5,80, custa atualmente R$ 7,50, aponta relatório do TCE-RJ

13.dez.2024 às 18h47
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Acordo dará início à saída da Supervia para que uma nova empresa assuma a operação do sistema de trens metropolitanos - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O transporte público do estado do Rio de Janeiro é um dos mais caros do país. É o que aponta um relatório recente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Esse relatório mostra que os reajustes tarifários do metrô no Rio incluíram incorretamente os picos do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), distorcidos pela pandemia de covid-19.

Na prática, isso fez com que a tarifa que deveria custar R$ 5,80, custe atualmente R$ 7,50. E o mais impressionante: esse relatório foi produzido pelo órgão máximo de controle do Estado, e nada acontece para que isso seja alterado.

A tarifa do metrô passou para este valor no mês de abril, e somente agora o estudo veio à tona. O atual secretário de transportes do estado do Rio de Janeiro, Washington Reis, à época se limitou a confirmar o aumento.

Sobre a tarifa de metrô, cabe ressaltar que o estado lidera com folga a tarifa mais cara do país. Das 14 cidades com malha metroviária, nenhuma delas ultrapassa o valor de R$ 5,50. No Rio, os trabalhadores têm que desembolsar R$ 2,00 a mais.

E não para por aí: a abandonada Supervia, que passará por nova licitação, possui como tarifa atualmente R$ 7,10. Isso mesmo: a tarifa de trem por aqui custa R$ 7,10, para um serviço que é constantemente interrompido e deixa o trabalhador na mão quase diariamente.

Ônibus e Vans municipais, apesar do valor menor, não ficam para trás: aumentaram neste ano quase 10%, subindo para R$ 4,30, sem que a promessa de climatização (maior parte da frota com ar condicionado instalado) fosse cumprida.

Fechamos com as barcas Rio-Niterói. Passaram de um transporte popular, regular e acessível de outrora, para um transporte que custa incríveis R$ 7,70.

Há algo de errado no governo Cláudio Castro (PL), especialmente no trato com os trabalhadores e trabalhadoras que diariamente fazem uso do transporte público: a sensação é de sempre embarcarmos numa canoa furada. No geral, esse é o custo de terem embarcado mais uma vez neste governo.

Editado por: Vivian Virissimo

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