Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

DIGNIDADE

No Recife, vereadora do PT propõe leis para garantir mais pontos de apoio para entregadores e que eles só precisem ir até a portaria

Trabalhadores dos serviços de transporte e entrega por aplicativo realizaram protesto em todo o Brasil esta semana

05.abr.2025 às 08h18
Recife (PE)
Redação
No Recife, vereadora do PT propõe leis para garantir mais pontos de apoio para entregadores e que eles só precisem ir até a portaria

Vereadora do PT no Recife apresentou propostas visando atender demandas dos entregadores - Comunicação do mandato de Kari Santos

Em resposta às mobilizações realizadas pelos trabalhadores de entrega por aplicativo, a vereadora recifense Kari Santos (PT) apresentou um pacote de projetos de lei visando garantir as demandas dos entregadores. Na última segunda-feira (31), a categoria trancou trechos das avenidas Agamenon Magalhães, no Recife, e a Bernardo Vieira de Melo, em Jaboatão. A mobilização integrou o chamado Breque Nacional dos Apps, que aconteceu em todo o Brasil, pedindo melhores condições de remuneração e trabalho.

Ouça: STF discute vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos

O pacote da petista é composto por quatro projetos de lei e um requerimento. Este último é um apelo à autarquia de trânsito do Recife (CTTU) questionando a instituição por ainda não ter iniciado os testes das chamadas faixas azuis para motos, autorizadas desde 2024 pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Esta é uma demanda dos entregadores, que veem na medida uma possibilidade de redução dos acidentes de trânsito.

Já os projetos de lei visam garantir que os trabalhadores por aplicativos possam deixar as entregas nas portarias dos condomínios, sem que possam ser cobrados de irem até a porta das casas ou apartamentos; e exigir que as empresas de entregas que operam no Recife criem pontos de apoio em cada uma das seis regiões político-administrativas da cidade, locais onde esses trabalhadores possam ir ao banheiro, se alimentar e descansar.

Leia: ‘Somos a mão de obra dos aplicativos’, diz motoboy do Rio de Janeiro em dia de greve nacional dos entregadores

Demolição da pista de BMX do Parque da Jaqueira é tema de audiência pública na Câmara do Recife

Com novas categorias para crianças e idosos, ‘Recife Bom de Bola’ está com inscrições abertas para futebol de campo

Outros dois projetos pedem a instalação de chips nas mochilas de entregas por parte das empresas, visando dar mais segurança aos trabalhadores; e por fim um projeto de lei que cria o dia municipal do entregador por aplicativo, propondo reconhecimento e visibilidade aos entregadores. Os projetos foram construídos em diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo de Pernambuco (Seambape).

Kari Santos espera que o pacote de leis, caso aprovado pelos outros vereadores, possa melhorar a situação dessa categoria – ao menos na capital do estado. “Eles desempenham um papel essencial na dinâmica das cidades, garantindo que produtos e alimentos cheguem com rapidez e eficiência às pessoas. Mas suas condições de trabalho são precárias, sem direitos básicos e com remuneração injusta”, avaliou

Redução da escala de trabalho

A parlamentar petista também apresentou esta semana um projeto de lei para oferecer isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para as empresas que reduzirem a escala de trabalho para a jornada 4×3 – quatro dias de trabalho e três de descanso. O ISS é um imposto municipal. “A escala 4×3 é um avanço necessário para garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores. Nosso objetivo é estimular essa mudança de forma benéfica tanto para os empregados quanto para os empregadores”, explicou a vereadora.

Editado por: Vinicius Sobreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

mobilização

‘Somos a mão de obra dos aplicativos’, diz motoboy do Rio de Janeiro em dia de greve nacional dos entregadores  

ESPORTE OLÍMPICO

Demolição da pista de BMX do Parque da Jaqueira é tema de audiência pública na Câmara do Recife, nesta terça (1º)

PROGRAMA MG

Rádio | STF discute vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos

Veja mais

Desigualdade

Governo Milei comemora queda da inflação enquanto povo sofre com demissões e renda em queda

DISPUTA DE NARRATIVA

Acnur afirma que Venezuela tem 6 milhões de refugiados e Caracas responde: ‘máfia a serviço da Usaid’

Ataques a imigrantes

Trump culpa imigrantes por crise econômica para encobrir bilionários, diz editora de projeto internacional

CINEMA

Santa Cruz valoriza memória e mantém olhos no mercado com festival

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.