Maio de 2024 registrou a maior inundação da história da capital gaúcha. Dezenove das 22 bombas que fazem a drenagem da cidade entraram em colapso. Na verdade, tudo colapsou. As águas submergiram bairros inteiros como Sarandi, Humaitá, Navegantes e transformaram o Centro Histórico em terra de ninguém.
Um ano se passou e a cidade continua vulnerável. Se a falta de manutenção das bombas e comportas fez a cidade naufragar, hoje as obras feitas desde então é que são questionadas. E a ausência de uma estrutura específica, como a do Departamento de Esgotos Pluviais, o DEP, extinto na gestão Nelson Marchezan Jr (PSDB) na prefeitura, extinção mantida pelo atual prefeito Sebastião Melo (MDB), deixa Porto Alegre ainda mais exposta e frágil.
São temas abordados nessa edição. E quem trata deles é um ex-diretor do DEP, o engenheiro Vicente Rauber, e a líder comunitária Kátia Costa. Moradora do bairro Sarandi, ela dá um relato trágico de todas as suas perdas e as dos seus vizinhos. E aponta que, ainda hoje, o pavor se repete a cada chuva, impondo a pergunta “Está acontecendo de novo?”.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Joseph Aresço
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda