Fontes do Palácio do Planalto confirmaram com exclusividade ao Brasil de Fato que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou à ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que ela deixará o cargo nos próximos dias para, em seu lugar, assumir a ex-ministra do Desenvolvimento Social (2010-2011), Márcia Lopes.
A reportagem confirmou que Lopes recebeu o convite e aceitou. Já na próxima segunda-feira (5), ela deve ir a Brasília para uma conversa com o presidente e assinatura do termo de posse.
Dessa forma, o chefe do Executivo dá continuidade à reforma ministerial iniciada no começo do ano. Ainda não se sabe quando será feita a exoneração e nomeação da nova ministra. Fontes próximas a Gonçalves afirmam que ela saiu da audiência com o presidente bastante abalada. Ela é próxima da primeira-dama, Janja Silva.
A mudança no Ministério das Mulheres será a quinta troca na Esplanada. A última delas, ocorrida nesta mesma sexta-feira (2), quando o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, decidiu deixar o governo, em meio ao desgaste gerado pela Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de descontos ilegais e desvios de recursos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Em janeiro, a primeira troca ocorreu na Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), quando Lula substituiu o então ministro, Paulo Pimenta (PT), pelo atual chefe da pasta, Sidônio Palmeira. No mês seguinte, o presidente demitiu a então ministra da Saúde, Nísia Trindade, que foi substituída por Alexandre Padilha (PT). Na época, a saída de Padilha da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) abriu lugar para a entrada de Gleisi Hoffmann (PT) na pasta.
No início do mês de abril, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), pediu demissão do cargo, após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios em emendas parlamentares quando era deputado federal. O engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho, próximo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assumiu o cargo.
Quem é Márcia Lopes?
Márcia Lopes é natural de Londrina (PR) e foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social quando a pasta era chefiada pelo ex-ministro Patrus Ananias. Assumiu o cargo em 2010, quando Ananias deixou o ministério para se candidatar a deputado federal nas eleições daquele ano.

A ex-ministra é assistente social e irmã do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência dos governos Lula e Dilma, Gilberto de Carvalho. Ela está filiada ao PT desde 1982 e já vinha sendo cotada para assumir um cargo no governo.