A partir desta quinta-feira (8), o Espaço Livre Biguá (Padre Cacique, 116 – Guaíba, RS) recebe a quarta edição do Encontro de Cultura Popular e Teatro Popular de Guaíba (Enculpote). A programação é gratuita e segue até sábado (10), com espetáculos de artistas de Guaíba e a manifestação popular Boizinho da Praia, do Ponto de Cultura Flor da Areia, de Cidreira (RS).

O evento celebra também uma década de atividades do Espaço Livre Biguá, voltadas ao fomento da formação artística, do intercâmbio, da difusão e da democratização dos saberes ancestrais e bens culturais.
O encontro é produzido em parceria com a Associação Semente Solidária e Grupo de Pesquisa Teatral Realejo EnCena, por meio de recursos do edital SEDAC\LPG nº 8\2023.
Programação
Espetáculo Talvez Quase Uma Faxina
Quando: 8 de maio, Quinta-feira – 10h
Onde: E.M.E.F Máximo Laviaguerre (Travessa Bom Retiro – Passo Fundo\Guaíba)
Sinopse: Um dia comum na vida de uma palhaça, suas ações são tão automáticas e corriqueiras que ela não percebe o que está criando. Sua vida e sua casa estão uma bagunça, mas o importante é comer e descansar!
Com Palhaça Assuntina (Jaqueline Iepsen), Andréia Alencar, Araxane Jardim, Aline Helena Elingen e Edu do Nascimento.
Espetáculo A Herança – Grupo Realejo EnCena
Quando: 10 de maio, Sábado – 17h30
Onde: Ponto de Cultura Biguá (Rua Padre Cacique, 116 – Ermo/Guaíba)
Sinopse: Ernesto Prudente é convocado para uma repartição comandada por uma funcionária multitarefas. Quando uma criatura do mar entrega a Ernesto uma herança incomum, ele embarca numa perseguição hilariante em meio a reflexões sobre consumo e responsabilidade ambiental. A comédia desafia o status quo e convida o público a repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente.
Com Adriana Gucca, Aline Helena Elingen e Fevi Lopes. Texto e Direção: Isaque Conceição
Boizinho da Praia – Ponto De Cultura Flor da Areia, de Cidreira (RS)
Quando: 10 de maio, Sábado – 18h30
Onde: Ponto de Cultura Biguá (Rua Padre Cacique, 116 – Ermo/Guaíba)
A manifestação brincante é um auto folclórico tradicional da região praieira gaúcha. É uma brincadeira com música e dança, que envolve personagens locais e figuras do imaginário popular. O projeto Boizinho da Praia foi criado para valorizar e divulgar essa manifestação cultural.
O Ponto de Cultura Flor da Areia é um coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da cultura popular da região praieira gaúcha e tem por objetivo a pesquisa, o registro, a socialização e o fortalecimento do pensamento cultural construído pelas gentes da beira.
