Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Variedades

DIA DAS MÃES

Mães na escala 6×1 enfrentam exaustão e distância dos filhos para garantir sustento familiar

Jornadas longas e falta de apoio impactam saúde mental e vínculos afetivos de mães trabalhadoras

11.maio.2025 às 01h28
Belo Horizonte (MG)
Jean Silva
Mães na escala 6×1 enfrentam exaustão e distância dos filhos para garantir sustento familiar

Comum em setores como comércio, limpeza urbana, saúde e serviços gerais, esse regime representa uma sobrecarga física e emocional - Foto: Luiz Monclar / JAV SP

Com a chegada do Dia das Mães, as vitrines se enchem de mensagens sobre amor, gratidão e cuidado. No entanto, longe dos apelos publicitários e das homenagens nas redes sociais, a realidade de muitas mulheres brasileiras passa por um cotidiano exaustivo, marcado pela jornada de trabalho na escala 6×1, ou seja, com seis dias de atividades e apenas um de folga. 

Comum em setores como comércio, limpeza urbana, saúde e serviços gerais, esse regime representa uma sobrecarga física e emocional especialmente cruel para as mulheres que também são mães.

“Ter algum tempo de qualidade é o maior desafio. Folgamos aos domingos, às vezes, apenas uma vez por mês. Os sábados são inegociáveis. Somente nas férias isso se torna possível. A ausência com a minha filha é por muito tempo física, e, estando juntas, muitas vezes o cansaço ganha”, relata Ludmila R., que trabalha com vendas em um shopping de Belo Horizonte e prefere não identificar seu sobrenome por medo de represálias.

::Assista: Fim da escala 6×1: é possível no Brasil? ::

Impactos

O impacto da jornada pesada vai muito além do desgaste físico. Segundo a psicóloga Luana Kerolin, o modelo de trabalho esvazia o tempo de convivência familiar e mina o direito à maternidade plena. 

“O principal desafio para essas mães é o desequilíbrio entre as demandas do trabalho e o tempo de qualidade com a família. A escala 6×1 compromete a previsibilidade e constância no convívio com os filhos, o que pode gerar um sentimento de ausência, tanto física quanto emocional”, destaca. 

Ela lembra que,  além disso, o pouco tempo de descanso semanal compromete a recuperação física e emocional da mãe, dificultando o engajamento afetivo com os filhos e o(a) companheiro(a), e impactando diretamente a dinâmica familiar. Para Kerolin, a maternidade, que já exige uma grande entrega, torna-se ainda mais complexa sob uma rotina exaustiva como essa. 

:: Leia também: Fim da escala 6×1 já! ::

Fator de adoecimento

Jessica R., outra vendedora que prefere não ter o sobrenome identificado, sai de casa às 12h30 e retorna somente às 23h. O longo deslocamento agrava ainda mais os impactos da carga de trabalho. Ela desabafa sobre a dor de não acompanhar o crescimento do filho.

“A pior parte é ficar longe do meu filho. Eu não tenho tempo pra ficar com ele. Quando é o dia da minha folga, eu só quero dormir o dia todo. Meu filho já tem 11 anos, e eu me culpo em trabalhar tanto. Mas se eu não trabalhar, não tem como dar uma qualidade de vida para ele”, afirma.

A psicóloga explica que essa culpa constante não é apenas um sentimento isolado, mas um fator com potencial de adoecimento. 

“A sensação constante de não conseguir estar presente para os filhos pode gerar culpa, frustração, baixa autoestima e, em muitos casos, evoluir para quadros de ansiedade, depressão ou burnout materno. A sobrecarga pode afetar o sono, a alimentação e o autocuidado, que são pilares da saúde emocional”. 

Kerolin pondera também que é importante compreender que mães não são super-heroínas: são mulheres que também precisam de suporte, descanso e reconhecimento e quando esse suporte não vem, o corpo e a mente cobram.

Alternativas

Mesmo com todos os desafios, Jessica ainda cultiva um desejo que carrega esperança. 

“Meu sonho é trabalhar em uma escala 5×2 ou até mesmo 4×3. Eu ia ter tempo de qualidade com meu filho, com minha família.”

A psicóloga reforça que quando uma mãe tem mais tempo com seus filhos e sua família, a qualidade de vida se transforma. 

“Ela consegue se conectar de forma mais profunda com os filhos, criar memórias afetivas significativas e fortalecer vínculos emocionais. Além disso, ter tempo para descansar, se cuidar e dividir melhor as responsabilidades domésticas reduz drasticamente o estresse e melhora a saúde mental”, explica.

Ludmila, que hoje mora distante da escola da filha, desabafa ao contar que não poderá comparecer à apresentação do Dia das Mães. 

:: Relembre: No 1º de maio, trabalhadores de MG protestam pelo fim da escala 6×1 e contra o governo Zema ::

Realidade dura

“Já chorei esta semana e chorei novamente ao responder essa entrevista. Estarei no trabalho no momento da apresentação da escola da minha filha, pois é muito longe para que consiga sair e voltar. Em outras ocasiões, quando morava próximo da escola, conseguia ir e voltar no horário do almoço. Tenho fotos com uniforme do meu trabalho em várias delas”, lamenta. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O relato de Ludmila escancara o que tantas mães vivem em silêncio. Para Kerolin, é urgente debater políticas públicas que garantam suporte real à maternidade, como creches em horário integral, escalas de trabalho mais humanizadas e redes de cuidado. 

“Mães mais presentes, mas também mais cuidadas, tendem a se sentir mais realizadas e emocionalmente equilibradas. Isso reverbera positivamente não só nela, mas em toda a estrutura familiar”, finaliza.

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DAS MÃES

Mães na escala 6×1 enfrentam exaustão e distância dos filhos para garantir sustento familiar

RAÍZES

Maciel Melo e Santanna O Cantador fecham o sábado da Feira do MST: ‘Estar aqui é voltar às origens’

AUDIOVISUAL NA LUTA

Mostra de Cinema da Terra discute produção de alimentos saudáveis, tecnologia e violência no campo em feira do MST

Perseguição

Glauber Braga visitará todos estados do país para apresentar a defesa de seu mandato

DIRETO DE BRASÍLIA

Ministros de Lula destacam papel da Feira da Reforma Agrária na formação de consciência política

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.