O grupo de teatro Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz traz para os palcos de Porto Alegre (RS) o espetáculo M.E.D.E.I.A, em apresentação única na Terreira da Tribo, bairro Bairro São Geraldo, zona norte da cidade. O evento será nesta terça-feira (27), às 20h. A entrada é gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes da sessão.

A mais famosa peça do poeta trágico grego Eurípides ganha uma releitura especial com a atuação solo da atriz Tânia Farias. Estreada em 2022, a apresentação retoma a personagem protagonista do espetáculo Medeia Vozes. A encenação traz uma versão antiga e pouco conhecida do mito, protagonizada por uma mulher que não cometeu nenhum dos crimes de que Eurípides a acusa.
Mito questionado
Por mais de dois mil anos, Medeia, uma das mais poderosas mulheres da mitologia grega, é acusada de diferentes atrocidades, como o fratricídio, o infanticídio e o envenenamento de Glauce. De forma impactante e trazendo reflexões sobre o machismo e o patriarcado, o grupo vai negar essa imagem de Medeia imposta à consciência ocidental.
Nessa nova montagem, o mito é questionado e reelaborado de maneira original, para analisar o fundamento das ordens de poder e como estas se mantêm ou se destroem. Medeia é uma mulher que está na fronteira entre dois sistemas de valor, corporizados respectivamente pela sua terra natal e pela terra para a qual foge. Ambas as sociedades, Cólquida e Corinto, apresentam na sua história um sacrifício humano fundamental, que serviu para a estabilização do poder patriarcal.
Medeia é uma mulher que enxerga seu tempo e sua sociedade como são. As forças que estão no poder manifestam-se contra ela, chegando mesmo à perseguição e banimento. A personagem se torna um bode expiatório numa sociedade de vítimas.
M.E.D.E.I.A realizou temporada na Terreira da Tribo, em Porto Alegre, participou do Festival Internacional Tanto Mar em Portugal (2023) e do Festival Internacional Porto Alegre Em Cena (2022). A peça retorna à capital gaúcha em 2025 antes de seguir viagem para o nordeste, onde estará na programação do projeto Arena Feminista, em junho. A apresentação faz parte do projeto de recuperação e preservação do acervo da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz com o apoio da FUNARTE para Ações Continuadas Retomada RS.
Serviço
Espetáculo M.E.D.E.I.A
Data: terça-feira (27 de maio)
Horário: 20h
Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes da apresentação
Local: Terreira da Tribo – Av Pátria, 98. Bairro São Geraldo
