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transporte

De olho em 2026, governo Castro anuncia redução da tarifa de trens e metrô para R$ 4,70 no RJ

Medida busca recuperar meio milhão de passageiros por dia nos transportes sobre trilhos

27.maio.2025 às 12h01
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
De olho em 2026, governo Castro anuncia redução da tarifa de trens e metrô para R$ 4,70 no RJ

Metrô Rio é o mais caro do país - Henrique Freire/Governo do Rio

O governo do Rio confirmou que vai reduzir o valor das passagens de metrô e trens urbanos para R$ 4,70. A expectativa com a medida é recuperar meio milhão de passageiros por dia nos transportes sobre trilhos. 

Segundo o secretário estadual de Transportes do Rio, Washington Reis, a medida custaria R$ 300 milhões este ano e R$ 500 milhões em 2026. Os recursos viriam do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FECP).

Desde fevereiro, o governo promete criar o programa Tarifa RJ para instituir uma tarifa única nos transportes da região metropolitana e superar a queda de passageiros, sobretudo no sistema metroviário, que perdeu milhões de usuários desde a pandemia.

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O metrô do Rio é o mais caro do país. Um dos motivos é que a operação do transporte não tem subsídio do governo, ou seja, é custeada integralmente pelo passageiro. A população com renda mensal inferior a R$ 3,2 mil tem acesso à tarifa social no valor de R$ 5. 

A redução de tarifa das barcas em março aumentou o número de embarques em dias úteis na linha Charitas–Praça 15. O preço foi de R$ 21 para R$ 7,70, por conta de um convênio entre a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana e a Prefeitura de Niterói. Já as linhas Arariboia, Cocotá e Paquetá, a passagem caiu de R$ 7,70 para R$ 4,70.

De olho em 2026

Juciano Rodrigues, do Observatório das Metrópoles, avalia que a iniciativa é positiva no sentido de permitir que mais pessoas tenham acesso ao transporte. No entanto, o urbanista problematiza o histórico de regulação dos transportes pelo governo do estado e a proximidade do anúncio com o processo eleitoral.

“O que a gente vai precisar cobrar agora depois dessa ação é transparência, sobretudo em relação a valores, em que termos esses acordos estão sendo firmados. Porque, se não, dá sinais de que essa ação seja muito oportunista, principalmente quando a gente pensa que as eleições para o governo do Estado estão se aproximando, e ainda mais nesse cenário de altíssima polarização. Ao mesmo tempo que a gente comemora, tem que ser realista. Pode ser algo muito circunstancial e não uma política que, de fato, tenha uma perspectiva de médio e longo prazo”, conclui Rodrigues.

Direito à mobilidade 

Em entrevista recente ao Brasil de Fato, o especialista em mobilidade urbana Daniel Santini afirmou que o encarecimento desenfreado da tarifa não resolve os problemas do transporte sob trilhos. 

“Fundamental, no caso do Rio de Janeiro, olhar para violência que se mantém nas cobranças, no custo e no preço e na maneira como o sistema de transporte sob trilho está organizada. Então, é fundamental a gente rever algumas coisas que foram naturalizadas. O preço da passagem dos trens, do Rio de Janeiro, é completamente indecente. E o que a gente viu, na verdade, foram passos na contramão”, ressalta Santini.

Para o pesquisador, é necessário repensar a lógica da mobilidade como mercadoria e adotar políticas mais amplas de subsídio da passagem.

“A gente está no momento de olhar a mobilidade como um direito e isso abre espaço para pensar em subsídio integral, novas formas de custeio, na possibilidade de rever a priorização de investimento”, conclui.

Editado por: Clivia Mesquita
Tags: riodejaneirotarifa rj
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