Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem a Pernambuco para assinar uma ordem de serviço para a duplicação de uma estação de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco. A solenidade acontece em Salgueiro, no Sertão do estado, e está prevista para iniciar às 11 horas. Mais cedo, o presidente da República visita a estação de bombeamento EBI-3, que será duplicada. A vinda foi confirmada mesmo após Lula passar por uma crise labirintite que o levou a cancelar as atividades externas desta terça-feira (27).
Leia: Lula visita local onde nasceu, no interior de Pernambuco, e renova compromisso com o semiárido
Comitiva internacional visita Agreste pernambucano para conhecer tecnologias de adaptação climática
A estação de bombeamento de água a ser duplicada é parte do Ramal do Salgado, que integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Com a duplicação, a EBI-3 terá sua capacidade de bombeamento ampliada de 24,75 metros cúbicos por segundo para 49 metros cúbicos por segundo. O ramal atende a 237 municípios dos sertões de Pernambuco, do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Governo Federal calcula que 8,1 milhões de pessoas serão beneficiadas.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), encabeçado por Waldez Góes (PDT), tem promovido o Caminho das Águas como forma de dar visibilidade e fazer entregas de obras hídricas no interior dos estados do Nordeste. Após Salgueiro, Lula e sua comitiva partem para Cachoeira dos Índios, na Paraíba, onde ele entregará o 1º trecho do Ramal do Apodi.
Leia também: Ministro de Lula tem dia de agendas para fortalecer combate à fome e à pobreza em Pernambuco
Esta é a 5ª visita de Lula (PT) ao seu estado natal neste 3º mandato presidencial. Sua vinda mais recente foi em julho de 2024, quando entregou dois habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, atendendo a 448 famílias, na Ilha de Joana Bezerra, centro do Recife, e assinou o acordo de indenização entre a Caixa Econômica Federal e moradores dos edifícios-caixões da Região Metropolitana do Recife.
Em sua 3ª visita, em abril de 2024, o presidente entregou uma etapa da Adutora do Agreste (em Arcoverde), a Fábrica da Hemobrás (em Goiana) e lançou o Sistema Nacional de Cultura (no Recife). Antes, em janeiro, Lula visitou a Refinaria Abreu e Lima (em Ipojuca), quando assinou a ordem para a ampliação da capacidade de refino. Em sua primeira visita no novo mandato, em março de 2023, o presidente lançou, no Geraldão (Recife), o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA, assista abaixo), voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar na área urbana.
Leia: Lula chega ao Recife para entregar habitacionais e assinar indenização a moradores de prédios-caixão
Entenda o que a fábrica da Hemobrás, inaugurada por Lula em Goiana, vai produzir
Governo recria Programa de Aquisição de Alimentos, com prioridade para mulheres e indígenas