Como parte da programação da Semana de Meio Ambiente de Pernambuco, o Cinema São Luiz realiza duas sessões gratuitas com temática ambiental, neste domingo (1º). Às 11 horas, o cinema público exibe o longa-metragem infantil Placa Mãe, animação futurista e nacional, que conta a história de uma família no interior de Minas Gerais. No início da tarde, às 14 horas, a sessão é do longa-documental Mulheres na Conservação, que apresenta sete brasileiras que se dedicam à preservação ambiental no país. Os ingressos são dados na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão.
Leia: Por excesso de rejeitos sem tratamento, rio Capibaribe segue piorando de qualidade, diz estudo
Caminhada protesta contra construção de escola de sargentos em área de proteção ambiental
No próximo fim de semana, já no encerramento da Semana de Meio Ambiente, o São Luiz volta a receber sessões gratuitas com a temática. No domingo (8), o filme Teca e Tuti: uma noite na biblioteca tem sessão marcada para as 11 horas. Já às 17h30 tem a sessão de estreia do documentário Nordeste Água e Óleo, de Luiz Gustavo Betanin, sobre o derramamento de óleo na costa nordestina em 2019. No sábado (7), entre as 14 horas e as 16 horas, haverá sessões de curtas no Zoológico de Dois Irmãos. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), em parceria com a Secretaria de Cultura do estado.
Também serão espalhados uma série de códigos QR pela cidade e, ao fotografá-los, o usuário do celular será direcionado para assistir curtas-metragens de cinco minutos cujos temas também são relacionados ao meio ambiental. A programação da Semana de Meio Ambiente segue ao longo da semana com intervenções teatrais públicas, exposições, plantio de mudas, oficinas, seminários e capacitações. Você pode conferir todas as atividades previstas na página da Semas no Instagram (clique aqui).
Leia também: Vulnerável à emergência climática, Recife sofre com chuvas por falta de ações de adaptação
Comitiva internacional visita Agreste pernambucano para conhecer tecnologias de adaptação climática
Na segunda-feira (2), será inaugurada na Assembleia Legislativa (Alepe) uma exposição de valorização do Parque Estadual de Dois Irmãos. Na quarta-feira (4) será entregue o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, entregue pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para personalidades e iniciativas ambientais consideradas de destaque. Neste sábado (31), houve uma ação de limpeza do manguezal próximo ao jardim do Palácio do Campo das Princesas. A ação foi realizada por barqueiros convocados pela ONG Água+.