Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Desigualdades

Tarifa zero aos domingos é como distribuir sobremesa para quem não tem o que almoçar

"A redução das desigualdades urbanas também não acontece apenas nos finais de semana"

13.jun.2025 às 16h46
Brasília (DF)
Gabriel Elias
Tarifa zero aos domingos é como distribuir sobremesa para quem não tem o que almoçar

"O direito ao transporte, garantido pela Constituição, não deveria funcionar apenas aos domingos" - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Imagine se o governo, reconhecendo o grave problema da fome, decidisse distribuir cestas básicas compostas apenas por sobremesas. Muito provavelmente ninguém recusaria doces e pudins, afinal são uma delícia. Mas certamente essa medida não resolveria o problema da fome. É exatamente isso que acontece quando o Distrito Federal implementa tarifa zero apenas aos domingos e feriados.

A analogia com a fome não é descabida. Para uma família que vive com meio salário-mínimo, o gasto com transporte consome cerca de 20% da renda mensal. Esse impacto devastador não acontece só aos domingos, quando a maioria das pessoas saem para passear, mas todos os dias, quando precisam trabalhar, levar os filhos à escola, buscar atendimento médico ou procurar emprego.

A contradição da política atual fica evidente quando observamos que os maiores obstáculos de mobilidade urbana se concentram exatamente nos dias em que a tarifa continua sendo cobrada. Uma mãe que não consegue levar o filho ao pediatra numa terça-feira porque não tem dinheiro para a passagem não será ajudada pela gratuidade dominical. Um trabalhador que perde oportunidades de emprego por não conseguir pagar o transporte para entrevistas durante a semana também não.

Os dados de outras cidades brasileiras comprovam que a tarifa zero universal gera as transformações estruturais necessárias. Em Paranaguá, o comércio local cresceu 30% após a implementação completa. Em Caucaia, o faturamento aumentou 25%, gerando mais arrecadação municipal. Em Luziânia, vizinha ao DF, o comércio varejista registrou crescimento de 36%, com R$ 25 milhões adicionais circulando na economia.

Estes impactos positivos só acontecem quando as pessoas podem circular livremente durante toda a semana, não apenas nos finais de semana. O aumento da demanda documentado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que varia de 33% a 371% nas 25 cidades estudadas, reflete o uso cotidiano do transporte para trabalho, estudo e acesso a serviços essenciais.

Constituição não tem dia e horário de funcionamento

O direito ao transporte, garantido pela Constituição, não deveria funcionar apenas aos domingos. Quando uma família não consegue acessar serviços de saúde durante a semana por falta de dinheiro para a passagem, a gratuidade dominical não resolve o problema real. Os estudos mostram que a tarifa zero reduz significativamente as faltas em consultas médicas no SUS e diminui filas de espera, mas estes benefícios só se materializam quando a gratuidade está disponível nos dias em que os serviços funcionam.

A redução das desigualdades urbanas também não acontece apenas nos finais de semana. Os trabalhadores de baixa renda que moram nas periferias precisam acessar o centro da cidade durante a semana para trabalhar, estudar e resolver questões burocráticas. A integração social entre diferentes classes econômicas depende da mobilidade cotidiana, não do lazer dominical.

Viabilidade comprovada

O argumento da inviabilidade financeira não se sustenta. O DF concede R$ 9 bilhões anuais em isenções fiscais a empresas, enquanto o custo estimado da tarifa zero seria de aproximadamente R$ 4 bilhões. O sistema já é fortemente subsidiado pelo governo, tornando a transição para a gratuidade total uma questão de reorganização das prioridades orçamentárias.

O número de cidades brasileiras com tarifa zero cresceu de menos de 20 em 2014 para 145 municípios em 2025, beneficiando mais de 5,4 milhões de pessoas. Este crescimento demonstra que a política é viável e que outros gestores compreenderam que soluções parciais não resolvem problemas estruturais.

Para resolver o problema de verdade

O governo do DF já admitiu que o transporte pago é um problema ao implementar a gratuidade dominical. Agora precisa ter coragem política para implementar a solução completa. As evidências de outras cidades, a viabilidade financeira comprovada e os impactos sociais positivos documentados mostram que a tarifa zero universal não é apenas possível, mas necessária.

Assim como ninguém resolve a fome distribuindo apenas sobremesas, não se resolve a crise de mobilidade urbana oferecendo transporte gratuito apenas quando os trabalhadores menos precisam dele. É preciso garantir que o direito constitucional ao transporte seja exercido por todos os cidadãos, todos os dias da semana. Só assim o DF deixará de distribuir “cestas de sobremesas” e passará a oferecer cestas básicas completas para saciar a fome de mobilidade da população.

*Gabriel Santos Elias é cientista político e Secretário da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Legislação Participativa da CLDF.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato – DF.

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: distrito federal

Notícias relacionadas

Tarifa Zero no DF: entre a desconfiança e amargura, a vitória – parte 3

A Tarifa Zero irrestrita é urgente e necessária

Tarifa zero: o direito da folia para todo mundo!

Tarifa Zero no DF: entre a desconfiança e amargura, a vitória – parte 1

Tarifa Zero no DF: entre a desconfiança e amargura, a vitória – parte 2

Veja mais

absurdo

Deputado do PL diz que alunos da UnB estão sendo moldados para ‘matar quem pensa diferente’; Reitoria e DCE repudiam

resistência popular

Documentário do BdF, ‘Sahel: Pátria ou Morte’ estreia com casa cheia e debate com lideranças do Mali, Burkina Faso e Níger

DESFAÇATEZ

Câmara dos Deputados aprova em 1º turno PEC que blinda parlamentares de processos criminais

ajuda dispensada

Derrite recusa apoio da PF na investigação do assassinato de delegado que enfrentou o PCC

MEIO AMBIENTE

Encontro na UFPE discute adaptação urbana da Metropolitana do Recife para suportar mudanças climáticas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.