Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

POR DIGNIDADE

Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em Sapucaia do Sul (RS)

Alojados em galpão insalubre e sem direitos básicos, eles atuavam na reciclagem de resíduos para empresa irregular

26.jun.2025 às 16h14
Sapucaia do Sul (RS)
Redação
Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em Sapucaia do Sul (RS)

De 1995 a 2024 foram resgatadas 967 pessoas em condições análogas à escravidão no RS - Foto: Divulgação / Ministério do Trabalho e Emprego

Durante uma das madrugadas mais frias do ano, com temperatura de 6°C, 11 homens foram resgatados de condições análogas à escravidão em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O resgate ocorreu na terça-feira (25) e foi realizado por uma força-tarefa formada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Polícia Federal e Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

As vítimas, com idades entre 41 e 64 anos, trabalhavam na coleta de materiais recicláveis nas ruas. Os resíduos eram levados a uma empresa no bairro Sete, onde passavam por triagem. O local operava sem alvará e mantinha os trabalhadores em situação degradante, sem qualquer direito trabalhista garantido.

O galpão onde os homens estavam alojados era feito de madeira reaproveitada, com piso de terra batida, telhado incompleto, sem janelas e exposto ao frio e à chuva. Não havia banheiro em condições de uso, vaso sanitário ou geladeira. Os trabalhadores dormiam em treliches improvisadas, cercados por infiltrações, esgoto acumulado e presença de animais.

Segundo os auditores-fiscais, as condições de trabalho e moradia configuram crime de trabalho escravo contemporâneo, conforme o artigo 149 do Código Penal brasileiro. O proprietário da empresa foi preso em flagrante e o local será interditado.

Após o resgate, os trabalhadores foram encaminhados à rede de assistência social do município. Eles terão direito a três parcelas do seguro-desemprego e ao pagamento das verbas rescisórias, que será fiscalizado pelo MTE.

Local operava sem alvará e mantinha os trabalhadores em situação degradante – Foto: Divulgação / Ministério do Trabalho e Emprego

Brasil ainda convive com o trabalho escravo

O Brasil resgatou, em 598 operações realizadas em 2023, 3.190 pessoas em condições análogas à escravidão. Esse número é o maior registrado no país desde 2009, ainda no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os dados foram divulgados pela Coordenação-Geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravizado e Tráfico de Pessoas (CGTRAE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e revelam, ainda, que os empregadores pagaram R$ 12,8 milhões em indenizações trabalhistas.

No Rio Grande do Sul, segundo levantamento do Observatório Digital do Trabalho Escravo, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1995 a 2024 foram resgatadas 967 pessoas.

Desde 1995, quando foi criado os Grupos Especiais de Fiscalização Móvel, base do sistema de combate à escravidão no país, o Brasil já resgatou 65 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Do total, 85% das pessoas resgatadas trabalhavam em áreas rurais. As propriedades produtivas em que mais trabalhadores foram resgatados são ligadas ao cultivo de café (302 pessoas), cana-de-açúcar (258), serviços de limpeza e preparação da terra (249) e produção de uva (210).

Operação aconteceu na semana de frio intenso – Foto: Divulgação / Ministério do Trabalho e Emprego
Editado por: Katia Marko
Tags: rio grande do sultrabalho análogo à escravidão
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

FISCALIZAÇÃO AUMENTA

Escravidão no campo: número de trabalhadores resgatados bate recorde no primeiro semestre, diz CPT

Recorde

Em 2023, 3.190 pessoas foram resgatadas da escravidão no Brasil; maior número desde 2009

Veja mais

acabou

Está decidido: STF define que plataformas devem ser responsabilizadas por conteúdos de usuários

DECISÃO DO CONGRESSO

Derrubada do IOF poupa ricos e pode acarretar cortes de gastos com mais pobres

SOMOS ALVO?

Países com programas nucleares para fins energéticos não correm risco de ataques, dizem analistas

EMPRESAS ESTRATÉGICA

Qual é a importância da Copasa e da Cemig e por que privatizar é um erro? 

CASA GARANTIDA

No Moinho, Lula fala em reparação e justiça e critica atuação do governo Tarcísio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.