Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Mercosul

Lula visita presidente do Paraguai e Cristina Kirchner na Argentina; Milei fica isolado em cúpula marcada por tensão

Jornalista espera clima frio na cúpula do Mercosul e desconforto do presidente argentino com ida de Lula ao país

03.jul.2025 às 11h22
São Paulo (SP)
Adele Robichez e Kaique Santos
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, em Buenos Aires, na Argentina

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, em Buenos Aires, na Argentina - Ricardo Stuckert / PR

A Cúpula do Mercosul, prevista para os dias 6 e 7 de julho em Buenos Aires, na Argentina, acontece em meio a um clima de tensão entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Javier Milei. Segundo a jornalista Érika Gimenez, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, Lula não pretende se encontrar com o mandatário argentino, com quem mantém uma relação marcada por declarações ofensivas por parte de Milei.

“Lula já fechou que ele não vai se encontrar em uma [reunião] bilateral com Milei, com o presidente do país que ele visita. Isso é muito estranho também. Eles têm certa tensão, sobretudo para Millei, pelas coisas que ele disse sobre Lula, quem chamou de comunista e outras coisas”, relata Gimenez, diretamente de Buenos Aires.

Durante a manhã desta quinta-feira (3), Lula participou de um café da manhã com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, o que também reforça o isolamento de Milei dentro do bloco. “Agora Milei fica sozinho nessa ideia de tornar mais liberal o Mercosul”, comenta a jornalista. Ela lembra ainda que acordos recentes do governo argentino com países da Europa como Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein, não têm força suficiente para compensar a falta de alinhamento com os vizinhos sul-americanos.

A expectativa em torno do comportamento do presidente argentino é de frieza. “Pode ser que seja bom, mas frio, ou uma loucura. Não sabemos muito bem como vai agir o presidente da Argentina, mas é certo que eles não se dão”, avalia Gimenez. Segundo ela, a falta de gestos políticos revela uma postura “ideológica” e marcada pelo desrespeito. “É triste porque ele não pensa nessas relações dos governos, dos povos, que temos há bastante tempo”, lamenta.

Visita a Kirchner é gesto de solidariedade em meio a perseguição política

Por outro lado, um “gesto político de solidariedade”, como classifica a jornalista, vem justamente do encontro entre Lula e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, com quem o brasileiro compartilhou mandatos presidenciais em anos anteriores. Kirchner cumpre prisão domiciliar após ter sido condenada por corrupção no caso conhecido como “vialidad”, decisão considerada controversa por setores progressistas do país, que falam em perseguição política.

“Ele não vem como governo a visitar Cristina, mas como amigo”, explica Gimenez, conforme o anúncio do presidente feito nas redes sociais. Apesar da autorização da Justiça para o encontro, a visita ocorre sob forte vigilância. “A polícia tem fechado a quadra toda dela. É muito difícil porque a situação também é violenta nesse momento”, relata.

A ex-presidente orientou seus apoiadores a não comparecerem à porta de sua casa. “Ela não pode sair do seu apartamento, da sua sacada, e também não pode que fazer nada para ‘atrapalhar’ os seus vizinhos. É muito complicada a situação de Cristina”, analisa a jornalista. Ela vê a visita de Lula, seu aliado, como “muito importante” para o país.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Nathallia Fonseca
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DO ORGULHO

Parada de Luta LGBT+ de Porto Alegre defende fim da escala 6×1 no segundo domingo de julho (13)

Segurança alimentar

Audiência pública debateu iniciativas e políticas públicas para garantir segurança alimentar

TÊNIS DE MESA

Por ter competido em Cuba, Hugo Calderano é impedido de viajar aos EUA e fica de fora de campeonato

PLEBISCITO POPULAR

Votação do Plebiscito Popular 2025 tem início na Paraíba com urnas em universidades e diversas entidades

Amigos de longa data

Lula é primeiro líder internacional a visitar Cristina Kirchner em prisão domiciliar

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.