O documentário O mundo cabe em um Fusca, dirigido por Nauro Júnior, está pronto para iniciar sua trajetória em festivais de cinema no Brasil e em países da América Latina.

Com 1h50 de duração, o filme acompanha o percurso do fotógrafo que trocou o celular por um Fusca 1968 para viajar por 17 países, reunindo imagens de diversas regiões, incluindo América Latina, Europa e Rússia.

Narrada pelo próprio diretor, a obra retrata paisagens como a Cordilheira dos Andes, o Deserto do Atacama, Machu Picchu, a Antártica e o interior da Rússia. Segundo a equipe, o projeto busca transmitir o sentido do caminho percorrido, destacando encontros e histórias vividas ao longo de mais de uma década de viagens.

“A compreensão do sentido dessa jornada está em cada quilômetro percorrido, por isso digo que é um filme sobre o caminho e não o destino”, destaca o diretor. Segundo ele, o encontro com o sentido da vida passa pela afinidade com Pepe Mujica, consolidada ao longo de cada jornada e expressa em diferentes momentos do filme.

As expedições começaram em 2013, sempre com um copiloto que também atuava como cinegrafista ou fotógrafo. Caio Passos, Daniel Marenco, Patrick Rodrigues e Felipe Campal assinam a direção de fotografia, que reúne mais de 500 horas de imagens registradas em 12 anos. A montagem e finalização do documentário ficaram a cargo de Nauro Júnior e Juliano Ambrosini, que também colaborou no roteiro.

A trilha sonora conta com músicas de Vitor Ramil, Luiz Marenco, Leandro Maia e Davi Batuka, além de interpretações de Daniel Drexler e Luiz Marenco. O filme é uma produção da Satolep Press e foi viabilizado por meio do edital do Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul, no projeto “Expedição Fuscamérica: 17 países em um Fusca”. A entrega oficial à Secretaria da Cultura do Estado foi na última segunda-feira (30).

De acordo com a diretora executiva, Gabi Mazza, a partir de agosto o documentário participará de festivais, incluindo a seleção para a 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Uma exibição para convidados e apoiadores está programada para 8 de agosto no Cineflix do Shopping Pelotas. Com legendas em português, espanhol e inglês e recursos de acessibilidade, o filme também mira festivais internacionais. A produção é baseada no livro A vida cabe em um Fusca, publicado no Brasil e em Portugal.
Mais informações podem ser conferidas no perfil @expedicaofuscamerica, no Instagram.
