Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Agenda cultural

Fim de semana em Brasília será repleto de cultura popular, forró e arte

DF tem programação gratuita e acessível para todos os gostos. e idades.

04.jul.2025 às 17h56
Brasília (DF)
Redação
Fim de semana em Brasília será repleto de cultura popular, forró e arte

Fim de semana marcará festejos tradicionais da cultura popular. - Foto: Divulgação/Cultura Candanga

Neste fim de semana, o Distrito Federal celebra a rica diversidade da cultura popular brasileira com uma programação gratuita e acessível para todos os gostos. De 4 a 6 de julho, a cidade se enche de forró, cordel, capoeira e outras manifestações culturais que trazem energia, ritmo e tradição para as praças e espaços públicos.

Sábado (5), a Praça do Cebolão no Setor Bancário Sul, é o local ideal para quem deseja celebrar a cultura nordestina, com o Sarau do Cebolão, que traz forró, cordel e cangaço, além da apresentação de Andrea Aiko & Trio, Cangaceiros do Cerrado e o cordel de Arnaldo Júlio Barbosa a partir das 18h.

Já em Samambaia, o São Joãozinho do Rosa Branca convida a todos para uma festa junina cheia de tradições, com Mamulengo Querenutem e o Forró Raiz de Macauba. É a chance de se aquecer nas fogueiras e se divertir com a família e amigos, a partir das 17h.

No domingo (6), o Gama será palco do 4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira, um evento vibrante que promete rodas de capoeira, maculelê, coco de zambê e a Dança do Fogo. O evento começa às 14h30, trazendo a energia da cultura afro-brasileira para as ruas da cidade.

Prepare-se para vivenciar muita dança, música e poesia, com eventos pensados para toda a família, celebrando a arte de forma inclusiva e colaborativa. De festas juninas a encontros de capoeira, essa é a oportunidade de mergulhar nas raízes culturais que marcam a identidade da cidade.

Distrito Junino 2025 

 Distrito Junino 2025 começa nesta sexta (4) com festas gratuitas em Brazlândia e Riacho Fundo II.

O Distrito Junino 2025 tem início oficial nesta sexta-feira (4), com festas simultâneas em Brazlândia e Riacho Fundo II, marcando a estreia de um dos maiores projetos culturais já realizados no Distrito Federal. Com entrada gratuita, as celebrações seguem até domingo (6/07), reunindo quadrilhas juninas, trios de forró, bandas regionais e programação para toda a comunidade, a partir das 18h.

Realizado como política pública estruturante pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o Distrito Junino propõe um circuito festivo que percorre diversas regiões administrativas até o fim de agosto, valorizando a cultura popular, a identidade local e o sentimento de pertencimento. Em sua primeira etapa, o evento será realizado em frente ao Restaurante Comunitário da Vila São José, em Brazlândia (Grupo A), e ao lado da Feira Permanente do Riacho Fundo II (Grupo B). A festa que teve forte adesão popular logo no início reforça o papel da cultura como um bem coletivo e de transformação social.

Serviço


Datas: 4, 5 e 6 de julho de 2025 (sexta a domingo)
Horário: abertura dos portões às 18h

Brazlândia (Grupo A)
Local: Em frente ao Restaurante Comunitário – Vila São José

Riacho Fundo II (Grupo B)
Local: Ao lado da Feira Permanente do Riacho Fundo II

Programação: Apresentações de quadrilhas juninas, shows e atrações culturais, trios de forró e bandas regionais
Entrada: Gratuita e livre para todos os públicos
Mais informações: @distritojunino2025 ; @sececdf; @orgulhodesernordestino_df 

Lançamento do livro THANK YOU EXU

Também na sexta-feira (5), às 19h, a Casa Comum, na CLN 205, Bloco B, na Asa Norte, recebe o lançamento do livro THANK YOU EXU, do escritor e poeta Nelson Maca. O evento contará com recital, performance, impressões de leitura e sessão de autógrafos, com participações especiais de GOG, Lydia Garcia e Meimei Bastos.

O lançamento de THANK YOU EXU integra a programação cultural da Casa Comum, espaço dedicado à promoção das artes e à valorização da cultura contemporânea em Brasília. A obra de Nelson Maca dialoga com temas ligados à ancestralidade, espiritualidade e resistência, reforçando a importância da literatura como instrumento de expressão e fortalecimento das identidades culturais.

35º Festival Artístico Cultural da Ludocriarte

A Associação Ludocriarte realiza, neste sábado (5), das 19h às 22h, o 35º Festival Artístico Cultural em São Sebastião (DF), com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. O evento marca os 20 anos da instituição e promete encantar o público com apresentações culturais, músicas, cortejo e atividades voltadas à valorização das infâncias.

Fruto das oficinas de teatro, brincadeiras, música e artes visuais do projeto “Caminhos do Brincar”, o festival é uma das principais ações da Ludocriarte, que há duas décadas promove o acesso à arte e à cultura na periferia do Distrito Federal. A celebração destaca a importância do brincar como ferramenta educativa e expressão cultural, reunindo a comunidade em uma noite de alegria e diversidade artística.

Sarau do Cebolão

O Sarau do Cebolão, tradicional evento que celebra a cultura popular nordestina, promete agitar a Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, nesta sexta-feira (4), a partir das 18h. Com entrada gratuita, o sarau traz uma noite repleta de forró, cordel e cangaço, celebrando as raízes e os ritmos do Nordeste de forma autêntica.

No palco, Andrea Aiko & Trio apresentam o melhor do forró, enquanto os Cangaceiros do Cerrado trazem a energia do cangaço para o público. O evento ainda conta com a presença do poeta Arnaldo Júlio Barbosa, que vai encantar com seus versos rimados de cordel. Prepare-se para uma noite de alegria, música e poesia.

Cenas Brasileiras: O Modernismo Brasileiro em Perspectiva

“Cenas Brasileiras” exibe ícones do modernismo no TCU, com entrada gratuita dias 4 e 5.

A exposição “Cenas Brasileiras: O Modernismo Brasileiro em Perspectiva”, que abre as portas da Galeria Marcantonio Vilaça no TCU, oferece entrada gratuita e poderá ser visitada nesta sexta-feira (4) e sábado (5). A mostra reúne 55 obras de artistas consagrados, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Candido Portinari, e é uma oportunidade única para explorar a diversidade do modernismo no Brasil.

Organizada pelo Centro Cultural TCU, a mostra está dividida em quatro núcleos: Paisagem, Mai Urbano, Corpo e Modernismos. Um dos destaques é a instalação “Carrossel Raisonné”, com mais de 8 horas de projeção das obras de Portinari. A exposição oferece uma visão profunda sobre como o modernismo brasileiro refletiu as transformações sociais, culturais e urbanas do país.

Saudade fotografada

O espetáculo “Saudade Fotografada”, inspirado nas obras de Mário Quintana e Clarice Lispector, será apresentado entre os dias 4 e 6 de julho de 2025, no Espaço PÉ DiReitO, em Brasília. Com direção e coreografia de Jana Marques, a peça propõe uma reflexão poética sobre o tempo, a memória e os reencontros. As sessões ocorrerão às 17h e 19h, com ingressos a R$ 20 (inteira). A apresentação também contará com recursos de audiodescrição e intérprete de Libras.

“Saudade Fotografada” integra o projeto Roule Brasil, uma iniciativa de intercâmbio artístico entre Brasil e França, com foco na inclusão através da dança. Dirigido por Wesley Messias e Stefanie Chopard, o projeto envolve uma colaboração entre os coreógrafos Wesley Messias, Jana Marques e Caroline Le Noane (Cie Le Huit – França). A proposta do projeto é fortalecer a pluralidade, a representatividade e a acessibilidade na arte, dando protagonismo a artistas com deficiência e promovendo uma criação artística mais democrática e inclusiva. A atuação do Roule Brasilreafirma a arte como um espaço de múltiplas narrativas e corpos.

Banda Black Rio – DF Instrumental FEST 2025

 DF Instrumental FEST, 2025 acontece neste sábado (5), no Sesc Taguatinga Sul.

A icônica Banda Black Rio será a atração principal do DF Instrumental FEST 2025, que acontece neste sábado (5), no Sesc Taguatinga Sul, em Brasília. Gratuito e com ingressos disponíveis via Sympla, o festival celebra a música instrumental brasileira com shows de artistas locais e nacionais, em destaque para a apresentação histórica do grupo carioca, que comemora 50 anos de carreira.

Em sua terceira edição, o DF Instrumental FEST se consolida como um importante espaço de valorização da música instrumental e da cultura periférica do Distrito Federal. Com início marcado para as 6h06 da manhã, a programação inclui nomes como Satanique Samba Trio, Real Gang, Ventoinha de Canudo, Iara Gomes, Débora Zimmer e Ava Rocha. O evento, patrocinado pela Neoenergia Brasília por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF, visa democratizar o acesso à arte, formar novas plateias e fortalecer a rede de agentes culturais da região.

Além de celebrar a diversidade sonora, o DF Instrumental FEST 2025 reforça seu compromisso com a inclusão ao investir em acessibilidade de forma ampla e inovadora. O evento contará com recursos como dispositivos auditivos de condução óssea, espaço de som imersivo 5.1 para pessoas com deficiência visual, mesas táteis que permitem sentir a vibração do som, intérpretes de Libras, sinalização acessível, área reservada com boa visibilidade, banheiros adaptados e monitores especializados. Também será oferecido transporte gratuito com acompanhamento acessível, partindo de dois pontos do DF até o Sesc Taguatinga Sul, mediante inscrição prévia. A proposta é garantir uma experiência cultural plena, acolhedora e democrática para todas as pessoas.

Van Praça do Relógio

  • 17h Chegada van na Praça do Relógio
  • 17h20 Saída pro SESC Taguatinga Sul
  • 21h00 Chegada van no SESC Taguatinga Sul
  • 21h15 Retorno pra Praça do Relógio

Van Conic

  • 17h Chegada van no CONIC
  • 17h20 Saída pro SESC Taguatinga Sul
  • 21h00 Chegada van no SESC Taguatinga Sul
  • 21h15 Retorno van pro CONIC

Programação

  • 18h06 – Satanique Samba Trio
  • 18h23 – Real Gang
  • 18h59 – Banda Black Rio
  • 19h53 –  Ventoinha de Canudo
  • 20h05 – Iara Gomes
  • 20h27 – Ventoinha de Canudo
  • 20h41 – Débora Zimmer
  • 21h03 – Ventoinha de Canudo
  • 21h19 – Ava Rocha

Serviço  

Data: 5 de julho 

Local: Sesc Taguatinga Sul 

Horário: 18h06 – pontualmente

Entrada franca

Ingressos disponíveis em plataforma 

São Joãozinho do Rosa

O São Joãozinho do Rosa Branca em Samambaia promete agitar a comunidade neste sábado (5), às 17h, com muita diversão e tradição. O evento conta com o Mamulengo Querenutem, dança ao som do Forró Raiz de Macauba, além das tradicionais fogueiras e barraquinhas do terreiro. A entrada é gratuita e aberta para todos, convidando a todos a celebrar a alegria e a cultura popular. Organizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, traz o melhor da festa de São João para Samambaia, com danças típicas e a diversão do Mamulengo.

Festival Brinca +

Grupo Orquestra Alada Trovão da Mata marca presença em festival neste fim de semana. | Foto: Divulgação/Cultura Candanga

O Festival Brinca +, que acontece de 5 a 27 de julho, promete animar as férias da família com uma programação gratuita recheada de teatro, música, oficinas criativas e atividades para bebês. A iniciativa da @brasil.shell, com o objetivo de promover a ciência e a tecnologia de forma divertida e acessível, oferece uma variedade de atrações para todas as idades. A abertura do evento contará com a Fuá de Seu Estrelo, que apresenta dois espetáculos: “Orquestra Alada”no sábado (5 de julho) e “Sambada” no domingo (6 de julho), sempre às 18h. As atividades acontecem no SESI LAB e a entrada é gratuita.

Zezinho e o livro mágico

Espetáculo infantil ocupa feira do produtor em Vicente Pires. | Foto: Vladimir Luz

O espetáculo “Zezinho e o Livro Mágico”, do Grupo Caras, chega a Vicente Pires, na Chácara 54, ao lado da Feira do Produtor, nos dias 05 e 06 de julho. A peça será apresentada de forma gratuita e acessível a todos, com início às 17h30. A montagem, dirigida por Arthur Matos e com dramaturgia de Elmo Férrer, explora de maneira poética a infância de Zezinho, uma criança que precisa equilibrar o sonho e a responsabilidade de trabalhar para ajudar a família.

4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira 

O 4º Encontro Cultural e Artístico de Capoeira acontece no domingo (6), às 14h30, na praça ao lado do CED06, no Gama. Com entrada livre e programação gratuita, o evento promete muita energia e cultura, com teatro infantil, rodas de capoeira angola, coco de zambê, maculelê, puxada de rede e a Dança do Fogo, sob o comando do Bando Matilha Capoeira e outros grupos convidados. A programação é aberta a todos e convida o público a compartilhar a energia e o ritmo da cultura popular. É uma verdadeira celebração da capoeira angola e das manifestações culturais afro-brasileiras, reunindo diversas atividades que destacam a energia e a ancestralidade dos povos. 

Bloco do Distrito Drag – parada LGBT+

MC Carol e Grag Queen são as atrações principais do Ensaio do Bloco das Montadas, que agita a Parada do Orgulho LGBT+.

O Distrito Drag realiza também neste domingo (6), a partir das 14h, o Ensaio do Bloco das Montadas dentro da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília. A concentração será em frente ao Congresso Nacional e o trajeto segue pela Esplanada dos Ministérios com shows das cantoras MC Carol e Grag Queen, além de DJs e performances de 15 drag queens do Distrito Federal.

O Bloco das Montadas, premiado como o melhor de Brasília, é organizado pelo coletivo Distrito Drag e neste ano integra oficialmente a programação da Parada com apoio do Ministério da Cultura. O evento tem como objetivo celebrar a diversidade e reforçar a luta pelos direitos da população LGBTQIA+, reunindo milhares de pessoas em um dos maiores atos de visibilidade e resistência da capital federal.

Serviço


Ensaio do Bloco das Montadas na Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília7

Domingo, 6 de julho, a partir das 14h

Concentração: Em frente ao Congresso Nacional

Trajeto: Esplanada dos Ministérios

Classificação livre

Outras agendas

Para além da grande programação, os espaços culturais da cidade, também estarão abertos e com programação gratuita. No Museu Nacional segue em cartaz três exposições . “Mirasawa – O que a tempestade não leva”, de Moara Tupinambá, explora memória e ancestralidade até 27 de julho. Já “Que país é este?”, sobre a ditadura militar pelo olhar do cineasta Jorge Bodanzky, segue até 21 de setembro.

Já o planetário abre suas portas gratuitamente para visitação guiada e exposições sobre astronomia, astronautica e cosmologia. E o Jardim Botânico de Brasília oferece entrada gratuita aos domingos, com base no programa “Lazer para Todos” e funciona das 9h às 17h (entrada até 16h30), convidando o público a conhecer seus 5 000 ha de cerrado preservado.

:: Receba notícias do Distrito Federal no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: distrito federal
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ROUBO MILIONÁRIO

Banco Central suspende três financeiras após ataque ao sistema do Pix

Desafios globais

‘Países do Sul Global são os mais afetados por mudanças climáticas’, diz diretor do BNDES em seminário do Brics

DENÚNCIA

Microsoft, Amazon e Google estão entre 48 empresas ligadas ao massacre de Gaza, diz ONU

FÉRIAS ESCOLARES

Festival de Teatro para Crianças movimenta os palcos do Recife a partir deste sábado (5); confira a programação

VISÕES POPULARES

‘Regime sionista não completará 100 anos’, avalia Breno Altman

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.