O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) marcou presença na primeira edição do Fórum de Energia do Mercosul 2025, realizado na última quarta-feira (2) e quinta-feira (3), no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPuc), em Porto Alegre. O evento reuniu autoridades, especialistas, lideranças empresariais e representantes de instituições públicas e privadas para debater os caminhos da integração energética entre os países do bloco, com foco na transição ecológica e no desenvolvimento sustentável.

Representando o Fórum Democrático da ALRS, o assessor da coordenação Tarson Núñez participou da abertura oficial do evento. Em sua fala, destacou a importância da iniciativa da presidência da Assembleia em fomentar um debate amplo e democrático sobre o crescimento econômico sustentável no Rio Grande do Sul. Núñez também integrou a mesa “Desafios de Comunicação e Governança – Confiança entre países e atores do setor”, onde apresentou o Fórum Democrático como uma ferramenta de articulação voltada à construção de políticas públicas inclusivas.

A programação contou com palestras magnas, painéis temáticos, seminários técnicos, espaços de networking e exposições de soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade energética. Promovido pela Escola da Energia, em parceria com a PUCRS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação regional e impulsionar o uso de fontes renováveis no contexto da transição energética sul-americana.
Segundo Tarson, foi importante participar do fórum de energia, uma vez que o crescimento sustentável é tema central da gestão 2025/26 do Fórum Democrático da AL e a integração energética com os países do Mercosul é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande e da América do Sul.
*Com informações de Erenice de Oliveira, da assessoria do Fórum Democrático.
