Porto Alegre (RS) recebe a partir desta quarta-feira (9) a exposição de cartuns e charges Sinta-se em Gaza. A mostra ficará em cartaz até 14 de julho na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no Espaço Deputado Carlos Santos. O ato de inauguração ocorrerá às 9h30.

Com entrada gratuita e aberta ao público, a exposição reúne 50 obras de 18 cartunistas nacionais e internacionais, que denunciam, por meio da arte, o genocídio na Palestina, e falam sobre a relação do conflito com a geopolítica internacional. Segundo o cartunista Celso Schröder, organizador do evento, “a tradição dos cartunistas e chargistas é denunciar os poderosos e defender os oprimidos”.
Com curadoria do jornal Grifo e da Grafar, as obras poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, no térreo do Palácio Farroupilha. A iniciativa é uma proposição da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e conta com o apoio da Associação Cultural José Martí do RS, da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e do Clube de Cultura.

Cartuns como elemento de denúncia

Para Schröder, a combinação de arte, crítica e jornalismo diz respeito ao cotidiano. “Desenhos de humor aplicado à realidade sempre têm uma adesão muito grande, uma compreensão imediata”, afirma.
O cartunista explica que esse modo de denúncia cumpre um papel de criar, produzir reflexão e respeito. “O Edgar Vasques tem uma frase que gosto muito, que diz ‘nós prometemos prazer e entregamos consciência’. Ou seja, prometemos entretenimento, desfrutar o desenho, mas entregamos, na verdade, a obrigação da reflexão”, explica.
Schröder destaca o prazer da exposição de ver bons cartuns e boas frases” que completam as informações e opiniões sobre o tema. “Ali estão informações das mortes, de custos de guerra, disputas políticas e econômicas, tem até uma poesia. A mostra é resultado da indignação e mais um argumento pelo fim da guerra”, conclui.
Serviço
Sinta-se em Gaza – exposição de cartuns e charges sobre o genocídio na Palestina
Abertura: 9 de julho (quarta-feira), às 9h30
Visitação: até 14 de julho (segunda-feira), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30
Local: Espaço Deputado Carlos Santos, térreo da Assembleia Legislativa do RS
Entrada gratuita e aberta ao público
