O projeto Ecarta Musical está com inscrições abertas até 31 de julho para oito apresentações musicais que deverão ocorrer entre setembro de 2025 e janeiro de 2026, na Fundação Ecarta, em Porto Alegre (RS). A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.
Podem participar da seleção cantoras e cantores, instrumentistas e grupos musicais de todo o estado. O edital vai levar em conta o ineditismo da proposta, a qualidade artística dos candidatos, o currículo dos integrantes do grupo, a adequação à estrutura física e conceitual do espaço, entre outros. O edital completo você pode conferir aqui.

O projeto Ecarta Musical prioriza shows exclusivos, com conceitos particulares sobre o repertório. São tributos, seleções especiais e efemérides (datas comemorativas). Uma comissão julgadora é formada a cada seleção. Neste ano, o grupo se reunirá em 6 de agosto, para apreciar as inscrições e divulgar os resultados.
20 anos projetando a boa música feita no Sul do Brasil
Criado em 2005, o projeto tem o objetivo de valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul. Em 2011, o Ecarta Musical foi estendido ao interior do estado. Além de show, ele promove palestra, debate, curso, entre outras atividades na área da música. O programa recebeu homenagem especial em 2015 no Prêmio Açorianos de Música pelo 10° ano de atividades ininterruptas, valorização dos artistas e formação de público.

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). A sigla significa Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência. Ela tem como missão a promoção das atividades voltadas à qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e à recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial.
Em 2025, o projeto comemora 20 anos de atividades com cerca de 500 espetáculos realizados em todo o RS. No ano passado, a chamada selecionou músicos atingidos pelas enchentes para cinco apresentações, como forma de apoio à classe cultural.
O Ecarta Musical também recebeu o prêmio Açorianos de Música por valorização dos artistas e formação de público. “O projeto publica dois editais ao ano, selecionando cerca de 24 apresentações focando na diversidade e qualidade do que é produzido no estado”, destaca a coordenadora do projeto, Elenice Zaltron. Os shows têm duração máxima de uma hora e são remunerados.
O projeto Ecarta Musical prioriza shows mais intimistas, dirigidos a um público presencial de cerca de 70 pessoas e, desde 2020, transmite os espetáculos ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube. Os concertos musicais são gratuitos e ocorrem quinzenalmente na sede em Porto Alegre.
O projeto preserva características de sarau, com música e interação com a plateia, privilegiando shows exclusivos, com conceitos particulares sobre o repertório, como tributos, seleções especiais, efemérides (datas comemorativas), com programa distinto e dirigido ao programa cultural da Ecarta.
O público que deseja receber a programação pode se inscrever no site do projeto.
Serviço
Aberto edital do Ecarta Musical para seleção de oito apresentações musicais entre setembro de 2025 e janeiro de 2026
Data: De 1 a 31 de julho de 2025
Inscrições: Site da Fundação Ecarta – www.ecarta.org.br
Edital completo
Mais informações na sede: Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre (RS), ou ainda pelo telefone (51) 98169.2974 e e-mail: [email protected].
