A Frente Negra Gaúcha promove, nesta quinta-feira (24), às 18h30, o seminário “Compartilhando Saberes: Mulheres Negras Construindo um Caminho Sustentável”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A atividade gratuita integra a programação do Julho das Pretas, mês voltado à valorização da luta das mulheres negras por equidade, justiça e protagonismo político e social.

O evento será um espaço de escuta, diálogo e fortalecimento coletivo entre mulheres negras atuantes em diversas frentes: dos saberes ancestrais à formulação de políticas públicas, do empreendedorismo à cultura, da saúde à resistência comunitária. A mediação será da vereadora Grazi Oliveira, procuradora especial da mulher na Câmara de Porto Alegre.
A realidade que motiva o encontro é marcada por profundas desigualdades. No Rio Grande do Sul, mulheres negras recebem, em média, 60% a menos que homens brancos. Apenas 3,3% dos cargos de chefia no serviço público estadual são ocupados por elas. Além disso, quase 60% das famílias chefiadas por mulheres negras no Sul do Brasil convivem com algum nível de insegurança alimentar. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), revelam uma estrutura de exclusão que persiste.

Entre as palestrantes confirmadas estão:
- Regina Miranda, nutricionista e coordenadora estadual das ações com povos quilombolas na Emater-RS/Ascar;
- Dra. Isabel Santos, primeira médica pediatra negra do RS, com 50 anos de trajetória;
- Beatriz Gonçalves Pereira (Mãe Bia da Ilha), liderança comunitária e religiosa na Ilha da Pintada;
- Luciana Rabello, designer da marca autoral Pimenta Mimosa, referência no empreendedorismo criativo negro;
- Geísa Soares Faria, integrante da coordenação do MAB e responsável pela Cozinha Solidária Esmeralda;
- Luana Costa, contadora, gestora cultural e primeira mulher a presidir a Imperadores do Samba.
“Essas mulheres representam trajetórias potentes de construção de soluções sustentáveis que emergem da ancestralidade, da coletividade e da escuta dos territórios”, afirma a presidenta da Frente Negra Gaúcha, Vanessa Mulet.
O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link https://l1nk.dev/Zebj5, também disponível na bio do Instagram da @frentenegragaucha.
Serviço
Seminário “Compartilhando Saberes: Mulheres Negras Construindo um Caminho Sustentável”
Data:24 de julho, quinta-feira
Local: Plenarinho – Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Horário: 18h30
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre-RS
Entrada gratuita
