A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será liberada nesta quinta-feira (24) pela Receita Federal. Os valores serão depositados na conta de 7,3 milhões de contribuintes na quinta-feira da próxima semana (31).
Com isso, o fisco tem a expectativa de injetar R$ 10 bilhões na economia. Mais de R$ 550 milhões serão destinados a quem compõe o grupo com prioridade legal. A lista inclui idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O lote também contempla mais de seis milhões de pessoas que não estão nesses grupos, mas recebem prioridade por terem optado por receber a restituição via Pix ou entregue a declaração pré-preenchida. Haverá ainda o pagamento de 756 mil restituições para contribuintes sem prioridade legal.
Para verificar se a restituição está disponível, é preciso acessar o site da Receita Federal dedicado à consulta de restituição, informar o CPF, a data de nascimento e selecionar 2025 como ano de exercício.
Após preencher esses dados, basta clicar em “Sou humano” e “Consultar”. Outra via é consultar o status através do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita), utilizando a senha do portal Gov.br (com nível prata ou ouro).
A Receita Federal também oferece um aplicativo para tablets e celulares, que pode notificar o contribuinte assim que a consulta é aberta, informando sobre a liberação da restituição.
O crédito é efetuado diretamente na conta bancária que foi indicada na declaração, desde que esta seja de sua titularidade, ou via Pix, caso o CPF tenha sido selecionado como chave. Se por algum motivo a restituição não for paga, é possível reagendar o crédito no Banco do Brasil em até um ano
Valores não resgatados nesse prazo devem ser pedidos pelo e-CAC. Na opção “Declarações e Demonstrativos”, usuários e usuárias devem acessar “Meu Imposto de Renda”, e escolher “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O calendário anual de restituição é composto por cinco lotes, com pagamentos distribuídos entre maio e setembro. Os dois primeiros já foram processados, e os próximos estão previstos para agosto e setembro.