Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

QUESTÃO CLIMÁTICA

Emergência climática: o semi pode virar árido no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro

Desmatamento dizimou o grande regulador de águas que eram as florestas, causando erosão, enchentes e secas severas

24.jul.2025 às 12h25
Atualizado em 25.jul.2025 às 10h56
Rio de Janeiro (RJ)
Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (UFF) e Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles (UENF, IFF, UFF, UCAM)
Emergência climática: o semi pode virar árido no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro

Leito do Rio Paraíba do Sul na seca de 2014-2015. O rio corta o município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro - Acervo: Aristides Soffiati

A inclusão, para fins legais, dos municípios correspondentes às regiões Norte e Noroeste Fluminense no mapa do semiárido brasileiro, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, traz muito o que pensar. O lado bom — com parcimônia, em tudo se pode achar um lado bom — é que os agropecuaristas terão acesso a benefícios excepcionais hoje inacessíveis. E o lado ruim?  Bem, sobre isso podemos pensar juntos.

Uma primeira pergunta seria se esses tais benefícios advindos da nova lei tendem a melhorar ou piorar o cenário climático na região. Todos sabemos que a questão climática é global, mas que seus impactos nos níveis local e regional são muito diferenciados. Sabemos também que nessas duas regiões, originalmente situadas nos biomas Mata Atlântica e Costeiro, as secas mais severas — que assolam regiões de climas os mais diversos, assim como as grandes inundações — foram como que convidadas pelo tipo de uso da terra no território em questão. É preciso marcar: foram o desmatamento e a drenagem excessiva de lagoas que tornaram a região semiárida! Diante disso, qual é a resposta da sociedade representada pelo poder público? Ampliar o apoio à atividade agropecuária – uma solução controversa, que não mexe na questão de fundo, que é ambiental.

O problema da aridez no Norte e Noroeste do estado Rio de Janeiro está na superfície terrestre e não na atmosfera. Se pudéssemos assistir a um documentário sobre os viajantes europeus que por aqui passaram, ficaríamos maravilhados com as imagens colhidas por gente como Maximiliano de Wied-Neuwied (1782-1867), Auguste Saint-Hilaire (1779-1853), Hermann Bursmeister (1807-1892) e Jacob Tschudi (1818-1889), como apontado por um dos autores deste artigo.

Seus relatos escritos mostram como ficaram extasiados com as florestas regionais e como já alertavam para os efeitos de sua derrubada pelo fogo e pelo machado. A região não era, originalmente, seca como no semiárido. O desmatamento sistemático dizimou o grande regulador de águas que eram as florestas, causando erosão, assoreamento, enchentes e secas severas. Além disso, a drenagem excessiva eliminou grandes reservatórios de água doce, provocando um processo de ressecamento progressivo em algumas áreas. Tudo isso foi feito basicamente para atender às usinas e liberar terras para a agricultura e a pecuária.

Acervo: Aristides Soffiati

Essa reflexão deve encorajar o conjunto da sociedade regional não a se insurgir contra os agropecuaristas fluminenses — que, afinal, têm direito a jogar o jogo político e lutar por seus interesses —, mas a se organizar em torno de pautas que correspondam à exigência civilizacional do nosso tempo. Se aplicado de forma isolada, sem estar atrelado a outras ações, o projeto de lei aprovado pode aprofundar ainda mais a semiaridez. Como garantir que isso não aconteça? Quais são as perspectivas de uma política governamental que destine recursos para recriar áreas úmidas na Baixada Campista e reflorestar pontos críticos na região serrana? Quais são os compromissos dos representantes políticos da região com uma agenda que corrija — ou pelo menos comece a corrigir — a desigualdade na imposição dos custos ambientais aos diferentes segmentos da população?

A conjuntura política brasileira e internacional tem-se apresentado instável e movediça. Em meio ao movimento geral de fortalecimento de setores hostis à questão socioambiental, assistimos a manobras atrapalhadas de seus líderes praticamente inviabilizando a fidelidade de apoiadores com algum grau de sensatez. Esse cenário parece abrir espaço a novos arranjos, alianças e agendas. Cabe-nos exercitar uma competência política coletiva para construí-las. 

Acervo: Aristides Soffiati

Referências bibliográficas

SOFFIATI, Arthur. História das ações antrópicas sobre os ecossistemas vegetais nativos das regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro. PERSPECTIVAS, Campos dos Goytacazes, v.4, n.7, p. 67-79, janeiro/julho 2005. Disponível em: https://www.perspectivasonline.com.br/revista_antiga/article/view/220
SOFFIATI, Arthur. A planície do norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo: três estudos de eco-história. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.
LEITE, Adriana Filgueira. Resultantes ambientais da drenagem de superfícies brejais e lacustres na baixada Campista, Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 98–128, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n12021p98-128. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15902.. Acesso em: 25 jul. 2025.
GUIMARÃES, ÉDSON AVELAR; KJERFVE, BJÖRN; DEBIASI, PAULA; MOLISANI, MAURICIO MUSSI. The Coastal Plain as a Large Wetland: Assessment of Water Connectivity Across the Norte Fluminense Coastal Plain, Brazil. Wetlands, v. 45, p. 47, 2025. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13157-025-01931-x#citeas
GUIMARÃES, ÉDSON AVELAR. Avaliação da conectividade hidrológica de áreas inundáveis da planície costeira da região norte fluminense. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2025.

*Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Editado por: Vivian Virissimo
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MOBILIZAÇÃO POPULAR

Moradores de seis bairros atingidos por enchentes cobram ações da Prefeitura de Canoas

Agenda cultural

Fim de semana no DF tem cinema ao ar livre, rock, dança afro, anime e natureza 

ARTE E INCLUSÃO

Projeto leva teatro popular e acessibilidade a comunidades do RS

JULHO DAS PRETAS

Quem cuida das mulheres negras? Intersecções e iniquidades em saúde

podem perder mandato

Justiça Eleitoral de MG acata denúncia que torna réus Nikolas Ferreira e outros três políticos do PL por calúnia e difamação

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.