Mais de 130 obras da fotógrafa suíça e naturalizada brasileira foram reunidas em exposição no Museu do Amanhã, localizado no centro da capital fluminense. Claudia Andujar e seu Universo: Sustentabilidade, Ciência e Espiritualidade integra a ‘Ocupação Esquenta COP’, que reúne obras relacionadas aos desafios ambientais e mudanças climáticas. A exposição foi aberta na sexta (18) e segue até 4 de novembro. O valor do ingresso é R$ 40 e moradores do Rio de Janeiro têm direito a meia-entrada.
Aos 94 anos, Andujar dedicou a maior parte da sua vida à causa indígena brasileira e foi uma das personagens mais ativas da demarcação do território yanomami. Nessa exposição, dividida em três partes, o visitante irá encontrar vídeos, desenhos e instalações que revelam múltiplas perspectivas sobre memória, cultura e os desafios enfrentados por comunidades indígenas e tradicionais.
“Claudia Andujar colocou sua câmera a serviço da natureza. Sua trajetória também aponta para outra dimensão da sustentabilidade: a de uma arte que se refaz, se ressignifica e permanece em trânsito”, afirma o curador da mostra, Paulo Herkenhoff.
Para o curador do Museu do Amanhã, Fábio Scarano, a exposição une ciência, arte e espiritualidade. “A obra de Claudia Andujar promove justamente esses encontros, tão necessários quanto inusitados: da informação com a emoção, do ancestral com o moderno, do sacro com o transgressor, do sul com o norte, do visível com o invisível”, diz em texto de abertura da exposição.
A Ocupação Esquenta COP, preparativa para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima também abriga a exposição “Água Pantanal Fogo”, com fotos de Lalo de Almeida e Luciano Candisani sobre beleza e destruição; além de Tromba d’água”, com pinturas e instalações de artistas latinas. A programação inclui ainda debates públicos, rodas de conversa, aulões, oficinas e apresentações musicais, além das exposições, até novembro.
Serviço:
Claudia Andujar e seu Universo: Sustentabilidade, Ciência e Espiritualidade
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro
Data: 18 de julho a 4 de novembro de 2025
Horário: De quinta a terça-feira, das 10h às 18h
Informações: www.museudoamanha.org.br