Liderada pelo Comitê Indígena Mineiro (CIM), uma ampla coalizão de movimentos sociais, coletivos, centrais sindicais e organizações ambientais convoca a população para um ato unificado em Belo Horizonte no próximo sábado, 2 de agosto, 9 horas, na Praça Sete.
Com o lema “Lula, veta tudo!”, a manifestação tem como objetivo principal pressionar a Presidência da República a vetar integralmente o Projeto de Lei n° 2159, aprovado no Congresso Nacional, conhecido como “PL da Devastação”.
O protesto faz parte de um calendário de mobilizações nacionais que buscam barrar os retrocessos na legislação ambiental contido no PL. Segundo especialistas e organizadores do ato, o PL fexibiliza as regras de licenciamento ambiental, representando uma ameaça direta aos territórios de povos indígenas e comunidades tradicionais e um grave risco a biomas como a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga.
“Este projeto de lei é uma ameaça direta aos nossos modos de vida, às nossas terras sagradas e ao futuro de todos os brasileiros. Não é desenvolvimento, é a legalização da destruição”, afirma Avelin Kambiwá (CIM).
Em Minas Gerais, atos ocorrerão também em Diamantina, no dia 2 de agosto, 9h, na Praça do Mercado Velho; e em Uberlândia, na avenida Rondon Pacheco, no dia 3 de agosto, às 10h.
SERVIÇO
O quê: Ato Unificado “Lula, Veta Tudo!”
Quando: Sábado, 2 de agosto de 2025, às 9h
Onde: Praça Sete, Centro – Belo Horizonte, MG