Começa nesta sexta-feira (1º) a 35ª Feira do Livro e a 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul. Com o tema “Abra livros, abra o mundo”, o evento segue até o dia 10 de agosto na Praça Getúlio Vargas, com dezenas de atrações gratuitas. A realização é do Sesc Santa Cruz do Sul e da Prefeitura Municipal.

A escritora e cronista Martha Medeiros será a patrona desta edição. Autora de mais de 40 livros, ela é reconhecida como uma das maiores cronistas do país. Já a escritora Marli Silveira será a homenageada do ano, e o professor Elenor Schneider, da Universidade de Santa Cruz do Sul, será destacado como Personalidade Incentivadora da Leitura.
A programação inclui 18 encontros com autores e autoras ao longo de quatro finais de semana. Entre os nomes confirmados estão Rosalba Saraiva, Diego Weigelt, Dulci Alma Hohgraefe, Panta Moraes, Irani Bender, Paola Severo, Gil Kipper e Artur Emílio Alarcón Vaz.

Voltado também à formação de novos leitores, o evento terá atividades específicas para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, das redes pública e privada. A agenda inclui palestras, oficinas, espetáculos teatrais e apresentações escolares. “As feiras do livro são uma janela aberta para o mundo mágico da escrita e da leitura”, afirma o diretor do Sesc local, Fabrício Gianezini. “Ter a participação das escolas é o ápice disso.”
Autores convidados também participarão de ações formativas com estudantes, unindo literatura a temas como identidade, tecnologia e diversidade. Entre os nomes estão Gean Naue, Rudinei Kopp, Carina Luft, Vitor Vogt, Gil Kipper, o angolano Kanhanga, a cubana Teresa Cárdenas e a venezuelana Maria Elena Moran.
A programação completa está disponível no perfil oficial do evento no Instagram: @feiradolivroscs_. A feira conta com apoio do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Sebrae, Unisc, Foconet e Pró-Cultura, e patrocínio da Corsan.