O Grupo Alerta – Pesquisa Dramática está em temporada comemorativa dos 20 anos de trajetória com a peça Incidente – Tudo pode acontecer. A peça conta a história de Joany, uma mulher tomada por sobressaltos causados pelos fatos do dia a dia que se repetem e lhe sufocam num enredo estabelecido a partir do inusitado. A peça está em cartaz no Teatro Dulcina até 17 de agosto, no centro do Rio, de quinta a sábado às 19h e domingo às 18h.
A partir de um intenso jogo de luz, sons e músicas, o espetáculo aborda os atravessamentos do cotidiano das metrópoles que interferem cada vez mais na vida humana. E nesse percurso há drama, tragédia e momentos pitorescos que abordam temas como caos urbano, violência, racismo, crise climática, as notícias falsas, a vida controlada pela internet e, claro, a saúde mental para lidar com isso.
Assim como outros textos do Alerta, criados por Afonso Henrique Soares, fundador do grupo, esta obra apresenta temas provocadores, numa atmosfera densa, de mistério para uma dinâmica de intensidade e que perpassam tanto as questões de foro íntimo quanto questões de ordem pública para falar da tragicomédia humana.
Ao levar o cotidiano para o palco, a companhia tem a preocupação de adotar uma linguagem que não torne a cena algo corriqueiro, o que exige movimentos e gestos criteriosos, com ritmos e tempos não naturalistas para representar o real. “É preciso apresentar a qualquer público, a quaisquer pessoas, independente de classes sociais a mesma discussão em modos elaborados de contar essa história sem que pareça uma ‘obra hermética’ ou esteja ‘apenas na forma'”, defendem.
O texto e a direção são de Afonso Henrique Soares, assim como o cenário, concepção sonora e seleção de trilha. A direção de movimento, coreografias e figurino de Fernanda Nicolini. No elenco estão Soraia Arnoni, Cristina Froment, Claudio Bastos, Rafael Schmitt, Cecília Terrana e Afonso Henrique Soares.
Serviço
Incidente – Tudo pode acontecer
Quando: Até 17 de agosto, de quinta a sábado às 19:00 horas e domingo às
18:00 horas
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: Na bilheteria ou pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/incidente-tudo-pode-acontecer/3039717
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)