Em Canoas, 103 famílias conquistaram a titulação definitiva de suas moradias na última sexta-feira (1º), por meio da regularização dos lotes onde vivem. A entrega das escrituras públicas ocorreu no Auditório Sadi Schivitz, na Prefeitura Municipal.

Durante o ato, o prefeito Airton Souza ressaltou a importância do momento: “Moradia é dignidade. Quando não se tem a escritura, convive com a preocupação de precisar deixar o lugar. Ter o documento traz a tranquilidade e a dignidade que as pessoas merecem. Também é um passo importante para nossa cidade. Estamos trabalhando muito para superar os desafios deixados pela enchente e reorganizar Canoas para que seja o melhor lugar para se viver”, declarou.
Em sua fala, o prefeito destacou a abertura de 1.787 novas vagas na Educação Infantil, a conquista de 3,6 mil moradias populares pelos projetos e obras em andamento, a recuperação e a ampliação do sistema de proteção contra cheias, a isenção tarifária no transporte coletivo e o retorno do desfile cívico do Sete de Setembro como sinais da reconstrução de Canoas.
O vice-prefeito Rodrigo Busato descreveu que a gestão atuou em sete meses focada no trabalho como forma de corresponder a confiança atribuída pelos canoenses ao governo. “Sejam muito felizes nas casas que agora são de vocês”, pontuou.

Já o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Canoas, Fabiano Siqueira, citou que a dimensão da entrega, mais que um documento, representa a segurança e a felicidade para as famílias neste momento beneficiadas. Siqueira acrescentou que o trabalho de regularização prossegue e mais entregas ocorrerão nos próximos meses.
Representando a presidência da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Duarte felicitou os representantes das famílias e reafirmou o empenho do Legislativo em trabalhar em cooperação com a prefeitura pela recuperação de Canoas e pela melhoria dos serviços públicos na cidade.
Entre os cidadãos presentes, Luiz Carlos Cristiano mencionou ter “lutado durante anos” pelo direito que se consolidou nesta sexta-feira, ao receber sua escritura pelas mãos de prefeito. Luiz Carlos reside há mais de 20 anos com esposa e filho no loteamento Macro Quarteirão 1. Acompanhada pela filha Anita e pela mãe Silvana Moraes da Silva, Adriana Andrade afirmou que a escritura era esperada “com grande expectativa” pela família residente do loteamento Santo Operário, havia mais de duas décadas.
Também receberam suas escrituras moradores dos loteamentos Bandeirantes, Carlos Drummond de Andrade-Brehm, Nova Nancy Pansera, São Miguel e Sete de Outubro. Aqueles que foram convidados e não puderam comparecer ao ato, podem retirar seus documentos na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças).
* Com informações da Prefeitura Municipal de Canoas (PMC).