Essa semana tem dose dupla de Gelson Oliveira. Nesta quinta-feira (7), o cantor e compositor celebra 70 anos de vida e 46 de carreira, no Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre (RS). O local faz parte do complexo do Theatro São Pedro e fica no centro da cidade. Trazido pelo projeto Mistura Fina, o show será em formato intimista de voz e violão. A apresentação inicia às 19h, com entrada franca.
Já no sábado (9), às 18h, Gelson sobe ao palco da Fundação Ecarta, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O violonista vai apresentar o concerto Canções do Balaio, dentro da programação do projeto Ecarta Musical. A entrada é gratuita e a apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da fundação.

No show no Teatro Oficina Olga Reverbel, a noite promete ser uma viagem pela história da música brasileira a partir da trajetória de Gelson. Entre canções, o compositor vai compartilhar memórias e curiosidades da caminhada artística. Sua carreira inclui colaborações com nomes como Antonio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Paulo Moura, Chico César, Nei Lisboa, Geraldo Flach e Gilberto Gil.
O repertório vai encantar o público com sucessos que marcaram época, como Papagaio Pandorga, Salve-se Quem Souber, Canção do Pescador e Quem Dera. Também serão apresentadas outras obras fundamentais da discografia, que conta com oito álbuns solo – entre eles Tempo ao Tempo, O Anjo Negro e Tridimensional – e dois discos gravados com o projeto Juntos, ao lado de Villeroy, Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro.

Semana de comemorações
Na Fundação Ecarta, o compositor também fará um passeio por diferentes fases da carreira, incluindo músicas lançadas em álbuns solo, em parcerias e também trilhas criadas para cinema, televisão, teatro e dança. O repertório valsará por títulos como Tempo ao Tempo, A Luz do Amanhecer, Um Samba ao Vento, Que Bom Ver, Paramelodia, Tito Vai à Praia Mole, Meu Barquinho de Papel, além de parcerias como Noite do Paralelo (com Bebeto Alves) e BesoBeso (com Sara Sabah).
Uma vida esculpindo canções
Nascido em Porto Alegre em 1955, Gelson Oliveira passou parte da infância em Gramado (RS). Na cidade, aprendeu escultura em madeira com Elisabeth Rosenfeld, criadora do troféu Kikito. Ele chegou até confeccionar premiações para o Festival de Cinema do município. Na juventude, trocou o formão pelo violão, iniciando a jornada musical em bandas e festivais. Em 1979, estreou profissionalmente com o show Lado a Lado, em parceria com Nei Lisboa.
Com 46 anos de carreira, Gelson consolidou-se como um dos grandes cantautores do Rio Grande do Sul, com uma trajetória marcada por originalidade e importantes parcerias. Foi vencedor de prêmios como o Troféu Açorianos, o Prêmio Sharp e o Prêmio Fiat. Levou também músicas próprias a palcos internacionais na França, Itália, Alemanha e Portugal.
O álbum de estreia, Terra (1983), gravado ao lado do baterista Luiz Ewerling, tornou-se um clássico entre colecionadores de vinil. Em 1992, lançou Imagem das Pedras, disco premiado que contou com a participação especial de Gilberto Gil, reforçando um lugar na cena musical brasileira.
Gelson marcou presença em momentos históricos, como no Festival dos Festivais da Globo (1985), interpretando Pátria Amada, de Geraldo Flach e Jerônimo Jardim.
Serviço
Mistura Fina apresenta: Gelson Oliveira no show “Gelson Oliveira 70 Anos”
Data: 7 de agosto (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher | Praça da Matriz, s/n°, Porto Alegre/RS
Entrada gratuita.
Gelson Oliveira apresenta Canções do Balaio pelo projeto Ecarta Musical
Data: 9 de agosto (sábado)
Horário: às 18h
Local: Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação Ecarta
Entrada franca.