Com a seca extrema característica do período, o Distrito Federal registrou entre os dias 1º a 7 de agosto 362 ocorrências de incêndios florestais, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). No mesmo período do mês de julho foram registradas 278 ocorrências, um aumento de cerca de 30% nos incêndios florestais.
Um dos casos registrados na semana passada foi um foco de incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) na quinta-feira (7). De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram acionadas as instituições que fazem parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Corpo de Bombeiros, Instituto Brasília Ambiental e Parque Nacional de Brasília), totalizando 50 combatentes. O ICMBio não informou sobre a área atingida do parque, mas disse que o incêndio foi controlado na sexta-feira (8).
Já nesta segunda-feira (11) o Corpo de Bombeiros do DF registrou 77 ocorrências de incêndios florestais que atingiram 187,85 hectares. Em destaque foram atendidas ocorrências na área do Núcleo Rural Taquari (64,5 hectares), próximo à Torre de TV Digital (58,3 hectares) e Park Way (19,6 hectares).
O CBMDF ressaltou que os números se referem apenas a ocorrências reais de incêndio em vegetação. “Não são considerados os acionamentos para fogo em lixo, amontoados de madeiras, entulhos, queimas programadas e outras ocasiões.” A Operação Verde Vivo 2025, coordenada pelo CBMDF, ocorre de maio a novembro e inclui um filtro de tratamento de dados a partir do Centro de Gerenciamento Ambiental (CGA) até o mês de outubro.
Segundo a corporação, em todo o mês de julho foram registradas 1.566 ocorrências de incêndios em vegetação do DF, com uma área queimada de 1.741,67 hectares. No mesmo período do ano passado foram registrados 1.594 incêndios, o equivalente a 3.588,13 hectares. Entre janeiro e até o dia 11 de agosto deste ano foram registrados 4.547 incêndios de vegetação no Distrito Federal.
O Corpo de Bombeiros orienta para ações que auxiliam na prevenção contra incêndios:
- Não queime lixo, folhas secas ou restos de poda;
- Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos;
- Não descarte bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou beira de estrada;
- Se estiver acampando, só faça fogueiras em locais permitidos e sempre apague totalmente ao sair;
- Em propriedades rurais, mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastos e construções;
- Evite o acúmulo de vegetação seca próximo a casas, postes, cercas e estradas;
- Converse com familiares, vizinhos e funcionários sobre os riscos e formas de prevenção;
- Em caso de incêndio, chame o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
-Só tente apagar o fogo se tiver equipamento e treinamento. Não se coloque em risco;
Em caso de incêndio o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.