A Casa do Catimbó, terreiro da tradição religiosa Jurema Sagrada, localizada no bairro Mangabeira, em João Pessoa, recebe nesta quarta-feira (13) estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para uma vivência em uma cerimônia da religião. A ação educativa será das 19h às 21h30, e é aberta ao público geral.
“Teremos a tradicional ‘Jurema de Chão’ paraibana, a chamada Jurema de Rama ou culto de extensão de rama. Este é um culto familiar, já que ‘rama’ quer dizer família”, conta Pai Beto, responsável pelo terreiro, em texto de divulgação da atividade. A cerimônia que será vivenciada ocorre, frequentemente, às quartas-feiras.

Pioneira, a disciplina Tópicos Especiais em Ciências da Religião: Jurema Sagrada é ministrada pelo professor Stênio Soares. Ele comenta, em nota, sobre a atividade desta quarta-feira: “A cultura da Jurema Sagrada é transmitida por observação, na prática. É um campo de estudo em que o professor necessita fazer uma mediação cultural. Esse é um processo dinâmico e envolve a interação entre estudantes e religiosos, incentivando-os à reflexão e à construção de sentidos próprios”.
A Jurema Sagrada é uma tradição religiosa afro-indígena. Na Paraíba, tem raízes nas cidades de Alhandra e Conde. Em julho deste ano, foi sancionada a lei que reconhece a tradição como patrimônio imaterial do estado.
Serviço
Vivência: Jurema de Chão e aula de campo da disciplina Tópicos Especiais em Ciências da Religião: Jurema Sagrada, do curso ciências das religiões da UFPB
Data: 13 de agosto de 2025
Horário: 19h às 21h30
Local: Casa do Catimbó de Pai Beto, localizada na Rua Elói Inácio de Albuquerque, 16, Mangabeira 2, João Pessoa
Aberto ao público geral
Apoio: Projeto Museu como Encruzilhada na Encruzilhada, coordenado por Stênio Soares
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)